sexta-feira, setembro 5, 2025
No menu items!
HomeSegurança2ª fase de operação desmantela rede que divulgava informações confidenciais de segurados

2ª fase de operação desmantela rede que divulgava informações confidenciais de segurados

A Força-Tarefa Previdenciária iniciou, nesta quinta-feira (4), a 2ª Fase da Operação Big Data, em Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados. A Justiça Federal também autorizou a quebra de sigilo telemático dos dispositivos apreendidos.

A fase anterior da operação foi realizada em 3 de julho, com foco na coleta de documentos, aparelhos eletrônicos e mídias, que são cruciais para a investigação sobre uma organização suspeita de acessar e divulgar dados sigilosos de segurados da Previdência Social.

As investigações apontam que o grupo atuava obtendo informações de processos de benefícios de forma não autorizada, utilizando esses dados para entrar em contato com os segurados via aplicativos de mensagens, oferecendo serviços advocatícios ou administrativos.

Suspeita-se que empresas estejam ligadas a escritórios de advocacia, lucrando com o acesso irregular a dados restritos. Adicionalmente, os dados coletados demonstram um alto grau de segmentação, sugerindo a operação de uma organização criminosa.

Até o momento, não foram identificados benefícios concedidos de maneira irregular ou a participação de servidores públicos.

Desde sua criação há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária, composta pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, trabalha em conjunto para combater crimes estruturados contra o sistema previdenciário. A Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social é responsável por identificar e analisar indícios de crimes e fraudes organizadas.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments