quinta-feira, dezembro 26, 2024
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87,8% das Redes Educacionais Adotam Tempo Integral no 2º Ciclo

O Programa Escola em Tempo Integral Avança no Brasil: 87,8% das Redes Pactuam Novas Matrículas para 2024-2025

No dia 6 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) apresentou um balanço importante referente ao Programa Escola em Tempo Integral, revelando que 4.910 das 5.595 redes de educação estaduais, distrital e municipais, ou seja, 87,8%, comprometeram-se a implementar matrículas em tempo integral para o ciclo de 2024-2025. Esse programa é uma das principais estratégias do governo para expandir a educação integral, uma meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

Apesar do contexto de eleições municipais que frequentemente trazem dificuldades à gestão pública, as redes de ensino conseguiram pactuar 943.125 novas matrículas. Este número indica não apenas um progresso em relação ao ciclo anterior, mas também um compromisso das gestões locais em priorizar a educação.

Crescimento nas Matrículas

Comparado ao primeiro ciclo de pactuação, iniciado em 2023 e que resultou em 965.121 matrículas, o segundo ciclo é marcadamente mais robusto. A educação básica, em suas diversas etapas e modalidades, registra um aumento significativo em novas vagas: as matrículas no ensino médio cresceram de 263.688 para 288.330, enquanto as matrículas no ensino técnico e profissionalizante mais que dobraram, passando de 47.729 para 117.101.

O MEC iniciou o novo ciclo de adesão ao programa no dia 12 de agosto, com a expectativa de oferecer mais de 1 milhão de novas matrículas em todo o Brasil, atendendo, inclusive, populações vulneráveis como estudantes com deficiência e aqueles de comunidades quilombolas e indígenas. A meta do governo é criar cerca de 3,2 milhões de matrículas até 2026, com um investimento total de R$ 4 bilhões.

Importância do Programa

O Programa Escola em Tempo Integral é uma iniciativa central para garantir acesso à educação de qualidade. Ele não apenas amplia as opções de formação para os alunos, mas também visa promover um ambiente educativo que favorece o aprendizado pleno. A criação de novas matrículas em tempo integral vem como uma resposta às demandas por uma educação que ofereça mais do que apenas o conteúdo acadêmico, mas também formação social, cultural e profissional.

Ao garantir a ampliação das matrículas em tempo integral, o MEC está dando um passo importante para a efetivação do PNE, que visa a democratização e a melhoria da qualidade do ensino em todo o Brasil.

Perguntas e Respostas sobre o Programa Escola em Tempo Integral

1. O que é o Programa Escola em Tempo Integral?
O Programa Escola em Tempo Integral é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa aumentar a oferta de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, buscando garantir um ensino de qualidade e mais abrangente.

2. Quantas redes de ensino participaram do ciclo 2024-2025 do programa?
No ciclo 2024-2025, 4.910 das 5.595 redes de educação participaram, o que representa 87,8%.

3. Qual o número total de novas matrículas pactuadas para o ciclo 2024-2025?
O total de novas matrículas pactuadas para o ciclo 2024-2025 é de 943.125.

4. Quais as metas do MEC para o Programa Escola em Tempo Integral até 2026?
A meta do MEC é criar aproximadamente 3,2 milhões de novas matrículas em tempo integral até 2026, com um investimento de cerca de R$ 4 bilhões.

5. Como o programa beneficia estudantes de grupos vulneráveis?
O programa visa atender também estudantes com deficiência, de comunidades quilombolas, do campo e indígenas, promovendo a inclusão e garantindo acesso à educação de qualidade para todos.

Fonte
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