O próximo chip Exynos 2600 da Samsung, que deve equipar o Galaxy S26 previsto para o ano que vem, foi registrado no Geekbench, revelando um panorama do que pode ser o desempenho da próxima geração de smartphones da marca. Embora os resultados sejam oriundos de uma unidade pré-produção, eles oferecem uma perspectiva inicial sobre como o chip se compara à concorrência atual e futura.
Testado no Geekbench 6.4, o Exynos 2600 obteve uma pontuação de 2.155 em testes de núcleo único e 7.788 em núcleos múltiplos. Para contextualizar, o Snapdragon 8 Elite Gen 2, que deverá equipar o modelo Ultra, alcançou mais de 4.000 e 11.000, respectivamente, nesses testes. Esses números estão abaixo das expectativas anteriormente especuladas para o Exynos 2600 e se assemelham ao desempenho da CPU do recém-lançado Galaxy Z Flip 7, que utiliza o Exynos 2500. Isso indica uma possível diferença de desempenho entre os modelos S26 que usam Exynos e aqueles que usam Snapdragon.
É importante ressaltar que esses testes refletem apenas o estágio inicial de desenvolvimento e a performance tende a melhorar à medida que a Samsung aprimora a gestão de recursos, termodinâmica e outras otimizações de sistema. Os resultados iniciais são mais indicativos do estado atual do desenvolvimento do que um veredicto final. Mais informações devem surgir quando as pontuações de benchmark do modelo Ultra, possivelmente equipado com o Qualcomm 8 Elite Gen 2, forem divulgadas.
A listagem no Geekbench também confirma alguns detalhes sobre o Exynos 2600, que conta com uma CPU de 10 núcleos. O cluster da CPU inclui um núcleo Cortex-X930 operando a 3,55 GHz, três núcleos Cortex-A730 a 2,96 GHz e mais seis núcleos A730 a 2,46 GHz. Este chip é baseado no processo de 2nm SF2 da Samsung.
É provável que o Exynos 2600 seja utilizado em modelos selecionados do Galaxy S26 na Europa e na Ásia, enquanto as variantes Snapdragon possam ser reservadas para os mercados dos EUA e da China.