A série de smartphones Samsung Galaxy S26, prevista para ser lançada no início de 2026, pode vir equipada com diversos serviços de inteligência artificial. Um executivo sênior revelou ao Bloomberg News que a Samsung está em conversações para integrar recursos adicionais de IA de outras empresas em seus próximos dispositivos, que funcionarão em conjunto com o Google Gemini AI. Um relatório anterior indicou que a empresa poderia substituir o Gemini como assistente de IA padrão na linha Galaxy S26.
Durante uma entrevista ao Bloomberg News, o presidente da Samsung e COO da Mobile eXperience, Choi Won-Joon, afirmou que a empresa deseja oferecer mais opções aos consumidores com seus novos smartphones e está atualmente em negociações com vários fornecedores. Ele também mencionou que a empresa está “aberta a qualquer agente disponível”.
Entre as possíveis parcerias estão a OpenAI, criadora do ChatGPT, que se uniu à Apple para oferecer recursos de IA em modelos recentes do iPhone, e a Perplexity. Outras fabricantes, como a Motorola, já firmaram parcerias com a Perplexity, Google e Microsoft para adicionar funcionalidades de IA a seus dispositivos.
A revelação ocorre um mês após um relatório que indicou que a Samsung estava prestes a fechar um acordo com a Perplexity. Na época, mencionou-se que a companhia pretendia adicionar suporte ao assistente de IA da Perplexity nos sucessores da série Galaxy S25, em substituição ao assistente Gemini.
Recentemente, a Samsung lançou os dispositivos Galaxy Z Fold 7, Galaxy Z Flip 7 e Galaxy Z Flip 7 FE em um evento de lançamento. O Galaxy Z Fold 7 está equipado com um chip Snapdragon 8 Elite for Galaxy, enquanto os mais recentes Galaxy Z Flip 7 apresentam processadores Exynos, desenvolvidos internamente pela empresa.
Segundo o relatório, a Samsung ainda não decidiu se equipará a série Galaxy S26 com um SoC Exynos 2600 ou com o aguardado chip Snapdragon 8 Elite 2, que deverá ser apresentado no evento anual de lançamentos da fabricante de chips em setembro.
O conglomerado tecnológico sul-coreano deverá enfrentar a concorrência da Apple no próximo ano, com a esperada chegada do primeiro iPhone dobrável. Analistas afirmam que a Samsung Display e outros fornecedores podem se beneficiar com a entrada da Apple no mercado, já que a empresa pode ser a única fornecedora de telas dobráveis “sem marcas” para o suposto iPhone Fold.