Google anunciou, no início deste mês, o lançamento do canal de versões Android Canary, que substitui os antigos Android Developer Previews. A segunda atualização deste canal, chamada Android Canary 2507, está sendo disponibilizada, com foco em desenvolvedores que desejam testar as novas APIs do Android. A nova versão está sendo lançada inicialmente para os smartphones Pixel, incluindo a linha de flagship Pixel 9 e o modelo acessível Pixel 9a.
Em um fórum do Reddit, a empresa informou que a versão Android Canary 2507 traz um SDK (Software Development Kit) atualizado com imagens do sistema para os seguintes dispositivos Pixel:
- Google Pixel 9 Série
- Google Pixel 9a
- Google Pixel 8 Série
- Google Pixel Tablet
- Google Pixel Fold
- Google Pixel 7 Série
- Google Pixel 6 Série
Antes da instalação, a Google recomenda cautela. Segundo a empresa, as versões Canary são "altamente experimentais" e não são recomendadas para uso geral. Essas versões incluem recursos que ainda estão em desenvolvimento e em fase de testes, o que significa que não são estáveis e podem conter erros.
Apesar de as versões Android Canary terem sido brevemente testadas com usuários internos, elas podem apresentar problemas que afetam o funcionamento normal do seu smartphone Pixel. Contudo, se o usuário desejar experimentar os recursos experimentais, é aconselhável fazê-lo em um dispositivo secundário, em vez do aparelho principal.
De acordo com reportagens subsequentes da Android Authority, a versão Android Canary 2507 traz suporte para aplicativos gráficos do Linux. Esse suporte é viabilizado pelo app Linux Terminal, introduzido pela Google no início deste ano, permitindo que usuários do Android iniciem o sistema operacional Debian em uma máquina virtual. Após a instalação da nova versão Canary, aparentemente, o suporte para aplicativos gráficos é ativado.
Outra novidade incluída na atualização é a expansão do modo escuro. A versão Canary pretende forçar o modo escuro em aplicativos que não oferecem suporte nativo, com uma nova opção chamada Expanded supostamente encontrada nas configurações de tema nos dispositivos Pixel. Essa funcionalidade é considerada semelhante à opção override force-dark presente nas Opções de Desenvolvimento do Android.