A Samsung lançou sua interface One UI 8, baseada no Android 16, juntamente com os smartphones Galaxy Z Fold 7 e Galaxy Z Flip 7, no início deste mês. Entre as diversas novidades apresentadas, a gigante sul-coreana teria, silenciosamente, removido algumas funcionalidades. De acordo com um relatório, a opção de desbloqueio OEM não está mais disponível na versão estável do One UI 8. Essa funcionalidade permitia que usuários da Samsung instalassem e utilizassem ROMs personalizadas em seus dispositivos.
Segundo informações do site SammyGuru, a opção de desbloqueio OEM, que antes constava nas opções de desenvolvedor, foi excluída nesta versão estável do One UI 8, disponível nos Galaxy foldables de sétima geração, assim como na atualização Beta do One UI 8 para o Galaxy S25 Ultra.
Entretanto, essa não é uma falha nas versões iniciais do firmware. Desenvolvedores do fórum XDA encontraram evidências de que a Samsung removeu completamente o toggle da função de desbloqueio OEM do código do firmware baseado no Android 16.
O trecho de código SystemProperties.get("ro.boot.other.locked").equals("1")
revela a alteração na funcionalidade. Quando o valor iguala-se a 0
, o usuário pode desbloquear o bootloader; já com o valor definido como 1
, isso não é possível. Até o momento, as variantes dos smartphones Samsung nos EUA estão com esse valor configurado como 1, enquanto os dispositivos disponíveis em outros mercados podem ter o bootloader desbloqueado.
Entretanto, o código do One UI 8 também apresenta esse valor como 1
por padrão para as unidades internacionais. Essa observação foi feita em uma versão AYFK do Samsung Galaxy Z Flip 7.
Essa revelação sugere que a Samsung realizou essa alteração de forma intencional, desabilitando a opção de desbloqueio OEM para todos os usuários. Como o bootloader não possui o código para se desbloquear, os usuários podem não conseguir acessá-lo até que a empresa decida reintegrar essa lógica. Também é sugerido que um possível método de força bruta pode não ser eficaz para desbloquear o bootloader em dispositivos Galaxy que operam com o One UI 8.