BYD Inaugura Centro de Distribuição de Peças no Brasil para Melhorar Atendimento ao Cliente
Cariacica, Espírito Santo — Diante das crescentes preocupações dos consumidores sobre a disponibilidade e reposição de peças em seus veículos, a BYD, uma das principais montadoras de carros elétricos e híbridos, investiu em um novo Centro de Distribuição de Peças no Brasil, localizado em Cariacica, no Espírito Santo. Este empreendimento visa assegurar um atendimento mais ágil e confiável para seus clientes em todo o país.
Mudança de Cenário para a Reposição de Peças
Historicamente, um dos principais medos de proprietários e potenciais compradores de veículos da BYD era a dificuldade na reposição de peças. Isso se traduziu em muitas reclamações por parte dos usuários, que enfrentavam longos prazos para a substituição de peças essenciais, como lanternas e para-choques. Reconhecendo a necessidade de atender à demanda crescente, a BYD decidiu ampliar sua infraestrutura.
“O Centro de Distribuição foi inaugurado com 4,5 mil metros quadrados e já conta com 20 mil. Em março, vamos inaugurar um prédio anexo com mais 4.500 metros quadrados”, afirmou Rogério Suzart, gerente de logística da marca. O espaço foi projetado para manter um estoque robusto e atender rapidamente as necessidades dos clientes, com a entrega de peças em até três dias para locais como São Paulo.
A Estratégia de Estoque da BYD
Com uma abordagem proativa, a BYD adota uma estratégia de manter 20% a mais de peças em relação à demanda mensal. Atualmente, o centro distribui entre 2 mil a 2,5 mil peças diariamente e, devido ao aumento na procura, o estoque de peças foi expandido de 370,6 mil para 718 mil em um ano.
O sucesso dessa operação está atrelado à logística eficiente e a uma boa parte de suas peças serem compartilhadas entre diferentes modelos da marca, o que simplifica a gestão de estoque e a resposta às necessidades de manutenção.
Nova Instalação em São Paulo
Além da inauguração em Cariacica, a BYD revelou planos para um novo Centro de Distribuição na cidade de Araçariguama, São Paulo, que deverá entrar em funcionamento no segundo trimestre de 2025. Esta nova unidade poderá proporcionar ainda mais rapidez na entrega de peças e reforçar a presença da marca no Brasil.
Com essa iniciativa, a BYD espera não apenas melhorar a satisfação do cliente, mas também consolidar sua posição como líder no mercado de veículos elétricos e híbridos, promovendo um serviço pós-venda que possa acompanhar o crescimento de sua base de clientes.