Ministério da Educação Lança Projeto para Aumentar Acesso e Sucesso de Estudantes na Rede Federal
Brasília – No dia 13 de março, durante uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), foi anunciado o projeto Acesso, Permanência e Êxito na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede APE). A iniciativa, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), tem como objetivo principal promover ações integradas e sustentáveis que fortaleçam a trajetória educacional de estudantes da educação profissional.
O projeto, que conta com a parceria do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), busca criar um ambiente de aprendizado que não apenas conscientize sobre a evasão escolar, mas que também implemente intervenções precoces, garantindo que os alunos completem seus estudos com sucesso. Carla Jardim, coordenadora-geral do projeto, destacou a importância de identificar alunos com potencial de evasão nas instituições. "O projeto só vai ser efetivo se chegar na ponta, porque é lá no campus que se identifica o aluno. Contamos com o apoio de todas as instituições aqui presentes", afirmou Jardins.
Entre as ações previstas no projeto estão diagnósticos detalhados sobre iniciativas existentes, formação continuada para gestores e docentes, além da organização de seminários e fóruns de troca de experiências. "Sem dúvidas, a Rede APE é um projeto ousado, desafiador, mas que nos encoraja a tratar este tema com muita força e vontade de transformar essa realidade", destacou o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Charles Okama de Souza.
Como uma das etapas iniciais, a equipe do projeto realizará diagnósticos sobre o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes. Serão promovidos cinco encontros regionais sobre o projeto ainda este ano, com o objetivo de expandir a compreensão e otimizar as práticas de apoio ao estudante.
Para as instituições da Rede Federal, a adesão ao projeto é aberta, incluindo os 38 Institutos Federais, os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) e Colégio Pedro II. A execução do projeto terá a colaboração de bolsistas selecionados pelo IFFar, que estão sendo escolhidos através de um edital publicado.
Ao final de 2025, está prevista a apresentação da Estratégia Nacional de APE na Rede Federal, simbolizando o compromisso da educação profissional com a transformação social e o fortalecimento do ensino.
Perguntas Frequentes sobre o Projeto Rede APE
-
Qual é o objetivo principal do projeto Rede APE?
O projeto tem como objetivo promover ações integradas e sustentáveis que fortaleçam a trajetória educacional de sucesso entre estudantes da Rede Federal de Educação Profissional. -
Como o projeto pretende reduzir a evasão escolar?
O projeto busca identificar alunos com potencial de evasão e implementar intervenções precoces, além de criar um ambiente de aprendizado positivo com infraestrutura e assistência adequada. -
Quais ações serão realizadas no âmbito do projeto?
As ações incluem diagnósticos detalhados, criação de mecanismos de articulação, promoção de formações continuadas, seminários e fóruns para troca de experiências. -
Quais instituições podem aderir ao projeto?
Todas as instituições que compõem a Rede Federal, incluindo Institutos Federais, Cefet e Colégio Pedro II, podem participar. - Quando será apresentada a Estratégia Nacional de APE?
A apresentação da Estratégia Nacional de APE está prevista para dezembro de 2025.