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A nova geração do Chevrolet Equinox chegou ao Brasil no final de 2024, disponível em duas versões: Activ e RS. O TecMania esteve presente no evento de lançamento e, mais recentemente, passou uma semana com o SUV.
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Após o contato mais longo com o Equinox, observamos em detalhes as principais diferenças em relação à linha anterior, que incluem não apenas um design mais atraente, mas também um motor recalibrado, uma cabine com novos equipamentos e um pacote tecnológico agora mais completo.
A versão testada pelo TecMania foi a RS, que conta com um motor 1.5 turbo, capaz de entregar 177 cavalos (5 a mais que a geração anterior) e 28 kgf/m de torque, embora não seja tão impressionante quanto o antigo motor 2.0.
Confira a seguir tudo sobre o Equinox RS Turbo e como ele se posiciona em um dos segmentos mais concorridos do mercado nacional.
Conectividade, Tecnologia e Segurança
A Chevrolet acertou a mão nos pacotes de conectividade, tecnologia e segurança do Equinox RS. O SUV turbo conta com uma boa lista de equipamentos, que inclui:
- Wi-fi nativo para até 7 dispositivos
- Projeção da tela do celular sem cabos
- Carregador wireless
- Piloto automático adaptativo (ACC)
- Remote Start System (partida do motor remota)
- Assistente de permanência em faixa
- Alerta de objeto no banco traseiro
- Frenagem de emergência
- Alerta de abertura de porta com detecção de ciclistas, pedestres ou veículos.
Na prática, alguns desses itens podem se tornar um pouco incômodos. Durante a experiência ao volante, a insistência dos “tremores” no banco do motorista para avisar sobre a proximidade de outros carros ou objetos, mesmo quando não estavam tão perto, se tornou uma distração.
O alerta de tráfego cruzado traseiro também apresentou oportunidades de melhoria, já que o SUV freou bruscamente em várias manobras simples, durante as quais a situação estava sob controle com os pedais.
Em termos de segurança, o Equinox RS Turbo vem ainda com 6 airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina), sensor de estacionamento traseiro, alarme anti-furto e cintos de segurança com pré-tensionadores, tanto dianteiros quanto traseiros. O serviço OnStar é oferecido pela Chevrolet, incluindo Road Service, recuperação veicular, localização em tempo real, diagnóstico e status do veículo, além de 13 meses de assinatura grátis do plano Protect&Connect ao fechar a compra do Equinox RS 0km.
Conforto e Experiência de uso
A experiência ao volante do Chevrolet Equinox RS não foi ruim, mas não atendeu totalmente às expectativas. O teste do Equinox RS começou logo após a devolução da versão elétrica e a diferença foi notável.
O motor 1.5 turbo, embora tenha ganho 5 cv em relação à geração anterior, com um desempenho de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, não proporciona a emoção que se esperaria de um carro com essa designação.
Apesar de equilibrado na tocada e adequado para a situação urbana, o consumo foi elevado. De acordo com o Inmetro, a média é de 9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada; no teste, o modelo consumiu um litro de gasolina a cada 7,8 km rodados na cidade e 9,9 km na estrada.
Espaço interno agrada
O espaço interno do Equinox RS é um dos pontos positivos. O entre-eixos de 2,72 metros acomoda bem até cinco ocupantes, e o porta-malas de 468 litros é ideal para viagens em família. A GM também garantiu conforto no banco traseiro, com saídas de ar-condicionado e portas USB.
Embora seja belíssimo e tenha um acabamento de primeira, o Equinox RS Turbo deixa a desejar um pouco no desempenho.
— Paulo Amaral
Design e Acabamento
Os pontos fortes do Chevrolet Equinox RS Turbo incluem seu design e acabamento. O design externo chama a atenção, e o interior tem sido elogiado pela qualidade.
A grade frontal em preto piano proporciona a pegada “nervosa” que uma versão esportiva precisa ter, em contraste com a versão elétrica, que apresenta uma aparência mais tradicional.
Por dentro, as telas digitais do painel de instrumentos e da central multimídia têm ótima definição, embora algumas informações sejam um pouco difíceis de acessar rapidamente. O encaixe dos elementos é preciso e o material de alta qualidade, evitando o uso excessivo de plásticos duros. A escolha de elementos no painel com o mesmo tom da carroceria foi um acerto da GM.
Concorrentes
Apesar de ser um dos SUVs médios mais bonitos à venda no Brasil, o Chevrolet Equinox RS enfrenta uma concorrência forte e, em sua maioria, mais acessível. Rivais oferecem opções de powertrain híbrido, enquanto o Equinox RS possui somente motorização a gasolina.
No preço, o Equinox RS é vendido por R$ 281,9 mil, quase R$ 42 mil a mais que o Song Plus da BYD (R$ 239,8 mil) e o Haval H6 PHEV19 (R$ 241 mil), ambos com potência superior e maior eficiência no consumo de combustível.
Além dos modelos chineses, o Equinox RS também terá que competir com o Jeep Compass, um forte concorrente no segmento, que já está em promoção, o que pode dificultar ainda mais as vendas do utilitário da GM.
A exemplo do que acontece com a versão elétrica, a variação no preço pode prejudicar as vendas do Equinox RS Turbo.
— Paulo Amaral
Chevrolet Equinox RS Turbo: vale a pena?
Ao analisar os pontos positivos e negativos após uma semana com o novo Chevrolet Equinox RS Turbo, a resposta sobre se vale a pena comprar o SUV da GM é um grande “depende”.
Essa análise não é uma posição neutra, mas reflete a realidade de que a compra de um carro vai muito além de uma avaliação racional. O legado da Chevrolet como uma marca respeitada e a evolução do Equinox em relação à geração anterior destacam-se, especialmente em design e equipamentos.
O ponto crucial é o conjunto mecânico, que pode não atender às expectativas de quem busca uma performance mais emocionante e se preocupa com o consumo. Se esses são seus critérios, pode haver alternativas mais atraentes na mesma faixa de preço.
* A unidade do Chevrolet Equinox RS Turbo utilizada para a confecção deste review foi gentilmente cedida ao TecMania pela General Motors do Brasil.