Apresentado no final de junho, o Gemini for Education é o novo modelo de inteligência artificial (IA) do Google projetado para o setor educacional. Baseado no Gemini 2.5 Pro, a ferramenta teve seus limites expandidos sem cobranças adicionais.
De acordo com a empresa, estudantes de todas as idades e educadores poderão se beneficiar ainda mais do recurso, sem custos extras em relação ao valor da assinatura atual. Entretanto, a postagem no blog oficial da companhia não especifica quais recursos receberam a expansão.
O Gemini for Education se destaca em rankings que avaliam modelos de linguagem, como o LMArena, desenvolvido pela UC Berkeley, na Califórnia. Essa ferramenta pode ser utilizada em diversas áreas do ambiente educacional. Educadores podem empregar o 2.5 Pro na elaboração de planos de aula que atendam a objetivos e padrões educacionais, reorganizar textos e tarefas, além de aumentar o engajamento dos alunos com base em seus interesses.
Para os estudantes, a ferramenta oferece suporte na preparação para exames, com testes práticos personalizados, auxílio na busca por ideias e feedback imediato sobre a produção escrita. Além disso, proporciona apoio no aprofundamento em áreas de conhecimento específicas, com explicações detalhadas e assistência sob demanda.
Ainda conforme o Google, o Gemini 2.5 Pro é o modelo líder mundial em aprendizado, superando concorrentes em todas as categorias relativas à ciência do tópico. Desde seu lançamento, o módulo de IA voltado para a educação está disponível em todas as edições do Google Workspace for Education. A empresa assegura que o modelo garante proteção de dados em nível empresarial e segue diretrizes rigorosas quanto ao uso de informações dos estudantes.