A Harmonic, startup de inteligência artificial (IA) com sede em Nova York, anunciou na segunda-feira o lançamento de seu aplicativo móvel, denominado Aristotle, em homenagem ao modelo de IA que o alimenta. O aplicativo já está disponível em versão beta para Android e iOS. O lançamento ocorre algumas semanas após a startup ter disponibilizado uma lista de espera para que interessados pudessem se inscrever para o aplicativo iOS. A Harmonic afirma que tornará seu modelo de IA Aristotle amplamente acessível com o lançamento dos aplicativos, permitindo que os usuários experimentem suas avançadas capacidades matemáticas.
De acordo com o comunicado da empresa (via Business Wire), os aplicativos para iOS e Android estão sendo lançados em versão beta. Trata-se de um aplicativo de chatbot semelhante ao Gemini, ChatGPT e Grok, que permite aos usuários digitar consultas em linguagem natural e receber respostas. A Harmonic alega que o modelo de IA que impulsiona o aplicativo foi desenvolvido para ser livre de “alucinações”.
As alucinações no âmbito da IA referem-se a casos em que um chatbot fornece uma resposta imprecisa ou enganosa com grande confiança. Essas respostas podem levar à desinformação e levantar questionamentos sobre a confiabilidade e precisão dos modelos de IA. É entendido que todos os grandes modelos de linguagem (LLMs) apresentam algum nível de alucinações. No entanto, a Harmonic contesta essa afirmativa.
A startup de IA também informou que o Aristotle conseguiu um desempenho de nível medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) de 2025. Anteriormente, tanto o Google quanto a OpenAI anunciaram ter alcançado um desempenho semelhante durante a competição.
“As inovações algorítmicas que resultaram não apenas em um desempenho de medalha de ouro na IMO, mas em soluções formalmente verificadas para problemas matemáticos complexos e novos, consolidam a posição da Harmonic na vanguarda do desenvolvimento de modelos de IA”, declarou Tudor Achim, CEO e cofundador da Harmonic.
Segundo as alegações da empresa, o Aristotle utiliza seu conceito de superinteligência matemática (MSI) para verificar as respostas. O sistema garantiria um raciocínio lógico coeso e sinalizaria erros e inconsistências, mantendo-se livre de alucinações. Os membros da equipe da Gadgets 360 não conseguiram verificar qualquer uma dessas afirmações. A empresa também não divulgou nenhuma pontuação de benchmark do modelo até o momento.
Além do lançamento do chatbot de IA como aplicativo móvel para Android e iOS, a Harmonic informou que o modelo também estará disponível na web e por meio de uma interface de programação de aplicativos (API).