A OpenAI lançou, na terça-feira, um novo modo de estudo para seu chatbot de inteligência artificial (IA), o ChatGPT. Este modo visa auxiliar estudantes em suas lições de casa, na preparação para testes e no aprendizado de novos tópicos, sem fornecer respostas diretas. Disponível para todos os usuários logados, o recurso utiliza diversas estruturas de aprendizado para desmembrar problemas, incentivar os alunos a encontrarem soluções e orientá-los na direção certa. Curiosamente, essa nova funcionalidade surge semanas após o Google apresentar uma versão personalizada de seu chatbot chamada Gemini for Education.
No anúncio feito pela empresa, com sede em San Francisco, foi informado que o modo de estudo estará acessível para usuários das versões gratuitas, Plus, Pro e Team. A OpenAI planeja disponibilizar o recurso na versão ChatGPT Edu nas próximas semanas. O modo de estudo é descrito pela empresa como uma experiência de aprendizado onde o chatbot ajuda os usuários a resolver problemas passo a passo.
Esse novo recurso pode ser encontrado no menu de ferramentas do ChatGPT, que também inclui Canvas e Pesquisa Profunda. No menu, é possível visualizar uma nova opção chamada “Estudar e aprender”. Selecioná-la ativará o modo de estudo, fazendo com que a IA pare de fornecer respostas diretas e passe a interagir com o usuário para que este chegue à solução.
A OpenAI afirma que essa nova ferramenta é alimentada por instruções de sistema personalizadas escritas pelos desenvolvedores da empresa. Essas instruções foram criadas em colaboração com professores, cientistas e especialistas em pedagogia, e visam incentivar a participação ativa, desenvolver a metacognição e a autorreflexão, além de estimular a curiosidade.
O modo de estudo utiliza prompts interativos com base no princípio da questionamento socrático, divide informações em seções menores, oferece lições de acordo com o nível de habilidade e a série do usuário, e utiliza questionários e perguntas abertas para analisar o progresso do estudante. Para ativar ou desativar o modo de estudo, os usuários apenas precisam tocar na opção correspondente.
Com essa nova funcionalidade, a OpenAI busca responder às discussões em andamento sobre o uso da IA entre estudantes e como isso pode impactar negativamente sua capacidade de aprendizado e desenvolvimento de habilidades importantes. No entanto, vale ressaltar que este novo modo não possui controle dos pais ou sistema de bloqueio de contas, o que significa que, caso os alunos prefiram receber respostas diretas do ChatGPT, não há um mecanismo para impedir isso.