Atualização (31/07/2025) – MR
A linha Huawei Mate 80 tem sido alvo de diversas especulações, especialmente em relação ao seu chipset. Recentemente, rumores indicaram um aumento de 20% no desempenho, com novas informações também sugerindo melhorias na eficiência energética.
Espera-se que os modelos topo de linha sejam equipados com o chipset Kirin 9030, que deverá ser lançado ainda este ano, possivelmente no próximo trimestre.
Em uma publicação na rede social chinesa Weibo, um informante mencionou que o Kirin 9030 não apenas apresenta um desempenho superior ao Kirin 9020, mas também traz avanços significativos em eficiência energética. No entanto, detalhes numéricos sobre esse avanço ainda não foram divulgados.
Um chipset mais eficiente energicamente pode elevar o desempenho geral, permitindo maior autonomia da bateria ao reduzir a carga necessária para processos e operações. Alguns usuários do Weibo especulam que o chipset da linha Mate 80 possa oferecer desempenho semelhante ao Snapdragon 8 Gen 3, mas não há evidências suficientes para suportar essa comparação.
A Huawei continua a investir no desenvolvimento de chips, mesmo sem as ferramentas mais avançadas do setor. O Kirin 9020, por exemplo, já demonstrou melhorias notáveis de desempenho.
Além disso, a marca chinesa recentemente superou a viva e se consolidou como a maior fabricante de celulares na China, conforme indicado por um levantamento recente.
Em relação ao Kirin 9030, o site Huawei Central informou que ele deve proporcionar um aumento de desempenho de 20% em comparação ao Kirin 9020, um dado que, se confirmado, destacaria sua capacidade, especialmente considerando que a Huawei já afirmou que o Kirin 9020 é 36% mais rápido que os chipsets da linha Pura 70. Dessa forma, o Kirin 9030 poderia oferecer um desempenho de 50 a 60% superior em relação aos Kirin 9000s 5G.
Para os próximos lançamentos, Digital Chat Station havia adiantado que a Huawei está preparando quatro chipsets topo de linha e que o Kirin 9030 está entre eles. Além da fabricação de novos chipsets, a Huawei também está investindo em sua linha de produção e avança em direção à litografia de 5 nanômetros, que pode ser utilizada no Kirin 9030.
Rumores indicam que o Kirin X90, utilizado em PCs da Huawei, já incorpora essa litografia. Se a empresa realmente dominar essa tecnologia, isso pode representar um grande avanço em suas estratégias de longo prazo.