sexta-feira, abril 18, 2025
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Abeifa Rejeita Proposta de Redução de Impostos para Montagem de Carros BYD em CKD e SKD

Abeifa se Opoe a Redução de Impostos para Montadoras Estrangeiras na Bahia

Em um pronunciamento realizado nesta sexta-feira, 11 de abril de 2025, o presidente da Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), Marcelo Godoy, deixou claro que a entidade não apoia o pedido de redução do imposto de importação feito pela montadora chinesa BYD para a montagem de veículos em sistemas CKD (Completamente Desmontado) e SKD (Semi Desmontado) na Bahia. A afirmação foi feita em entrevista ao Guia do Carro.

De acordo com Godoy, a concessão de benefícios fiscais deve ser avaliada com rigor, e somente as montadoras que realizam a produção total dos veículos em solo brasileiro deveriam ser contempladas com tais reduções. “Eu entendo que toda a produção para ter benefício de imposto no Brasil, ela tem que ter fases do processo construtivos incorporada na sua construção”, afirmou o presidente da Abeifa, reforçando que a simples montagem de veículos não justifica a elegibilidade para a redução.

A posição da Abeifa se alinha à da Anfavea, que representa as montadoras tradicionais do Brasil, e demonstra uma clara resistência à antecipação das tarifas para carros elétricos e híbridos importados, um pedido que vai contra os interesses da própria BYD, que é associada à Abeifa. A montadora visa a redução das tarifas tarifárias para veículos elétricos e híbridos plug-in, propondo que a alíquota para SKD seja fixada em 10% e em 5% para CKD.

Godoy esclareceu que o pleito da BYD não deve ser confundido com uma demanda da Abeifa, ressaltando que a associação mantém uma posição contrária à proposta, que deverá ser discutida nas instâncias apropriadas. A entrevista completa de Marcelo Godoy ao Guia do Carro está em processo de edição e será divulgada em breve, trazendo mais detalhes sobre os posicionamentos da Abeifa e da BYD em relação à indústria automotiva no Brasil.

Essa situação gera um debate acalorado no setor automotivo nacional, refletindo as tensões entre as montadoras nacionais e as novas players estrangeiros que tentam se estabelecer no mercado brasileiro. Com uma economia global em transformação, as decisões sobre tarifas e incentivos fiscais seguem sendo um tema crucial para o desenvolvimento do setor no país.

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