quinta-feira, agosto 14, 2025
HomeGovernoEm Salvador, o MCTI faz visita ao Centro de Competência em Tecnologias...

Em Salvador, o MCTI faz visita ao Centro de Competência em Tecnologias Quânticas.

Na quinta-feira (7), em Salvador, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, acompanhada do secretário de Desenvolvimento Tecnológico do MCTI, Daniel Almeida, visitou o SENAI CIMATEC, um dos principais centros de tecnologia do Brasil. A instituição foca no desenvolvimento de pesquisas e soluções para a indústria, especialmente para micro, pequenas e médias empresas.

O SENAI CIMATEC é composto por um Centro Tecnológico, uma Universidade e uma Escola Técnica, que atuam de forma integrada, priorizando pesquisa, desenvolvimento e inovação, e oferecendo soluções avançadas para a indústria. Essas unidades abrangem 44 áreas de competência tecnológica.

O MCTI colabora com o SENAI CIMATEC em vários projetos, sendo um deles o Centro de Competência em Tecnologias Quânticas (QuIIN), que foi visitado pela comitiva do ministério. O centro recebeu um investimento de R$ 60 milhões do MCTI, por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), uma organização social vinculada ao ministério.

A equipe do MCTI, recebida pelas gerentes executivas Tatiana Ferraz e Liou Chin, teve a oportunidade de conhecer as instalações e assistir a uma apresentação sobre o ecossistema de projetos do centro.

A ministra ressaltou a relevância de centros como o SENAI CIMATEC na formação de especialistas em inovação e na geração de empregos e renda de qualidade.

“Esse laboratório é estratégico e disruptivo por trabalhar com tecnologias quânticas. Fiquei contente em saber dos avanços e que, a cada dia, continuamos a desenvolver e progredir em um domínio tecnológico tão crucial, que enfrenta inúmeros desafios no Brasil”, afirmou.

Luciana Santos acrescentou que iniciativas desse tipo são fundamentais para o desenvolvimento do país. “Confiamos na missão desempenhada por nossos pesquisadores e alunos, e desejamos construir um futuro digital seguro”.

A coordenadora do QuIIN, professora Valéria Loureiro, detalhou o funcionamento do laboratório e destacou a relevância da parceria com o MCTI para o êxito do projeto. Atualmente, o laboratório de tecnologias quânticas conta com 75 pesquisadores e bolsistas, além de estar executando 10 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

“Grande parte do que fazemos aqui é fruto do apoio do MCTI e da infraestrutura que temos. Acreditamos que nossa missão é levar tecnologias quânticas para a indústria, garantindo que nosso país tenha soberania digital”, afirmou a coordenadora.

O SENAI CIMATEC possui experiência em tecnologias integradas que incluem automação, gestão, logística, setor automotivo, petróleo e gás, mineração, empreendedorismo, computação, inteligência artificial, educação, mecânica, saúde e química.

A gerente executiva, Liou Chin, apresentou o apoio do CIMATEC na elaboração do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). “Nossa contribuição abrangeu dois projetos: o Centro Nacional de IA para a Indústria Nacional, que assegura a soberania nacional, e o projeto Integra+Indústria”, explicou.

“Queremos aproveitar a estrutura do CIMATEC para impulsionar este projeto por meio da formação de talentos. Há uma escassez de profissionais na área de IA. Nosso objetivo é formar especialistas nesse campo. Existe uma grande oportunidade para o uso de IA no mercado, com potencial para aumentar a produtividade e competitividade”, concluiu.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments