O Instagram está lançando três novas funcionalidades na plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos. A empresa anunciou que o novo recurso de mapa visa mostrar aos usuários as localizações de seus amigos, inspirado na funcionalidade Snap Map do rival Snapchat. Além disso, o Instagram permitirá que os usuários reencaminhem reels e postagens, e apresentará uma nova aba de Amigos nos Reels, similar ao que é feito pelo TikTok. Outras pessoas poderão ver o que um usuário reencaminhou em seu perfil.
O Instagram, que pertence à Meta, confirmou a introdução das novas funcionalidades e o site Gadgets 360 verificou que os recursos de Reposts e a seção de Amigos na aba Reels já estão disponíveis para os usuários na Índia. Enquanto isso, o recurso de mapa, que permite o compartilhamento de localização, está atualmente disponível apenas nos EUA.
A primeira funcionalidade permite que os usuários do Instagram reencaminhem reels e postagens públicas de outros usuários, que também serão recomendados a amigos e seguidores. Esses reposts aparecerão em uma aba separada no perfil, criando um arquivo para revisitação. No entanto, os reels e postagens reencaminhados serão creditados ao criador original.
Os reels e postagens de um criador de conteúdo reencaminhados por um usuário do Instagram serão exibidos para pessoas que não os seguem, potencialmente aumentando o alcance do seu conteúdo. De acordo com o blog, um usuário pode reencaminhar um reel ou postagem ao tocar no novo ícone adicionado, e tem a opção de adicionar uma nota ao conteúdo reencaminhado através de uma “mensagem de pensamento” visível na tela, antes de pressionar o botão de salvar.
### Como Funciona o Novo Recurso de Mapa do Instagram
O novo Mapa do Instagram é fortemente inspirado na funcionalidade do Snapchat, que mostra a localização de um usuário. Os usuários do Instagram poderão compartilhar sua última localização ativa com amigos de sua escolha, além de ter a opção de desativar essa funcionalidade a qualquer momento. O mapa também exibirá conteúdos que as pessoas que o usuário segue estão postando de diferentes locais, e a localização será atualizada sempre que o aplicativo for aberto.
O Instagram informa que o compartilhamento de localização é desativado por padrão, e os usuários devem ativá-lo manualmente. O aplicativo também permite personalizar a localização. Além de selecionar quem pode acessar seu mapa do Instagram, os pais podem supervisionar as configurações de compartilhamento de localização de seus filhos adolescentes. O Instagram enviará uma notificação ao pai ou responsável quando as crianças começarem a compartilhar sua localização com outros.
Adicionalmente, o Mapa do Instagram exibirá conteúdo baseado na localização. Conteúdos marcados com localização, como reels, postagens e stories de pessoas que o usuário segue, serão mostrados no mapa, disponíveis por 24 horas após a publicação, juntamente com notas de outros usuários que o indivíduo segue mutuamente. O Mapa do Instagram, disponível apenas nos EUA, foi adicionado à seção de mensagens.
A terceira e última funcionalidade introduz uma nova seção de ‘Amigos’ na aba Reels. Os usuários poderão ver reels compartilhados publicamente que outros interagiram ou que foram parte das recomendações do Blends. O Instagram afirma que os usuários poderão “facilmente” iniciar conversas sobre o conteúdo reencaminhado. Disponível atualmente na Índia, essa funcionalidade pode ser personalizada para ocultar os “likes” e comentários de um usuário sobre reels, além de silenciar bolhas de atividade de outros que seguem.