quinta-feira, agosto 14, 2025
HomeGamesPlayStation 5 atinge a marca de 80,3 milhões de unidades vendidas.

PlayStation 5 atinge a marca de 80,3 milhões de unidades vendidas.

O PS5 alcança a marca de 80,3 milhões de unidades vendidas, mas a estratégia de jogos live service da Sony gera críticas. Helldivers 2 se destaca como uma exceção entre outras falhas, como o jogo Concord.

Créditos: Unsplash

De acordo com o mais recente relatório financeiro trimestral da Sony, o PlayStation 5 vendeu 80,3 milhões de unidades, representando um crescimento de 4% em relação ao ano anterior.

Apesar do sucesso nas vendas, questionamentos sobre a direção da empresa surgem, especialmente em relação aos exclusivos e à aposta em jogos live service.

Desempenho financeiro sólido, mas sombra do PS4 persiste

Nos primeiros três meses de 2025, a Sony enviou 2,5 milhões de PS5, um leve aumento em comparação com os 2,4 milhões do mesmo período em 2024. As vendas digitais atingiram 83% do total, subindo de 80% no ano passado.

O número de usuários ativos mensais na PlayStation Network cresceu para 123 milhões, uma alta de 6% em relação a 2024.

Apesar dessas boas notícias, o PS5 ainda está atrás do ritmo de vendas do PS4, que alcançou 82,3 milhões em junho de 2018.

Especialistas destacam que fatores como a pandemia de COVID-19, a escassez de chips e o aumento nos preços devido à inflação impactaram negativamente as vendas iniciais do console.

Falta de exclusivos e aposta arriscada em Live Service geram insatisfação

Embora o hardware esteja em ascensão, a estratégia de software da Sony tem recebido críticas, até mesmo de seus próprios executivos. Nos últimos três anos, os fãs têm manifestado descontentamento com a escassez de exclusivos single-player e a mudança para títulos live service.

Fontes indicam que, cerca de dois anos após o lançamento do PS5, a Sony teria instruído seus estúdios a priorizar títulos voltados para monetização contínua, ao invés de oferecer experiências narrativas.

O grande fracasso de Concord, um jogo de tiro que custou US$ 400 milhões e foi retirado após duas semanas, exemplifica os perigos dessa abordagem.

Apesar das controvérsias, a Sony reafirma seu compromisso com o modelo live service, o que gera apreensão entre os jogadores.

Helldivers 2 surge como exceção, enquanto Bungie enfria

Atualmente, o único sucesso nesse segmento é Helldivers 2, desenvolvido pelo estúdio Arrowhead.

Curiosamente, a empresa optou por lançar o título também para o Xbox Series X|S, uma decisão que indica uma possível abertura para o mercado multiplataforma.

Por outro lado, a situação da Bungie, adquirida por US$ 3,6 bilhões em 2022, é preocupante. Destiny 2 enfrenta um declínio notável, e o jogo Marathon foi adiado.

Entre no nosso canal de Notícias e Análises

A Sony está agora reduzindo a autonomia do estúdio e integrando-o mais à PlayStation Studios.

CFO admite dificuldades, mas mantém otimismo cauteloso

Em coletiva de imprensa, a CFO Lin Tao admitiu que a transição para jogos live service “não está ocorrendo sem desafios”, mas destacou que, em cinco anos, a Sony aumentou seus títulos nesse modelo de quase nenhum para quatro em operação, incluindo Helldivers 2, MLB: The Show, Gran Turismo 7 e Destiny 2.

Ela também mencionou que 40% da receita dos jogos first-party desse trimestre vieram de live services, mas previu que, no ano fiscal, esse número deve ficar entre 20% e 30%.

Leia mais

  • O fim do sonho de bilhões? Após adiamento indefinido de Marathon, qual o destino de jogos enquanto serviço?
  • Helldivers 2 dá item grátis para jogadores após polêmica no lançamento
  • PlayStation remove restrições regionais em alguns de seus jogos

PlayStation 5 alcança 80,3 milhões em vendas, mas futuro é incerto

A falta de uma estratégia clara para exclusivos single-player e a incerteza sobre os jogos live service criam dúvidas sobre os próximos anos.

Os fãs esperam por indícios de que a Sony ainda valoriza experiências narrativas tradicionais, que foram fundamentais para o sucesso do PS4 e do PS3.

E você, qual sua opinião sobre a questão? Compartilhe sua visão e continue acompanhando o Adrenaline!

Fontes: wccftech | Metro

Conteúdo Relacionado

Não vai desistir do segmento

Sony comenta problemas em jogos live services e fala do futuro de Marathon

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments