A Avalanche Studios anunciou a suspensão total do desenvolvimento de Contraband. O jogo, que havia sido revelado em 2021, era um projeto exclusivo do Xbox e estava sendo desenvolvido pela Avalanche, conhecida por sua série Just Cause.
A informação foi inicialmente divulgada pelo site Game File e confirmada por Jason Schreier, da Bloomberg. Desde sua apresentação, o título contou apenas com um trailer cinematográfico que apresentava mesas repletas de documentos e pareceu sugerir a preparação para uma grande aventura.
O conceito de Contraband prometia uma experiência de mundo aberto com elementos cooperativos ambientada nos anos 1970. No entanto, a desenvolvedora nunca exibiu informações adicionais sobre a jogabilidade ou imagens do jogo.
Enquanto a Microsoft não confirmou oficialmente o cancelamento, a Avalanche declarou que o projeto foi colocado “em espera”. Contudo, várias fontes indicam que as chances de retorno do jogo são mínimas.
A Avalanche enfatizou que “o desenvolvimento ativo parou agora, enquanto avaliamos o futuro próximo”. A companhia agradeceu à comunidade pelo entusiasmo desde o anúncio e prometeu uma atualização assim que possível. Na época de sua revelação, o estúdio descreveu Contraband como um de seus projetos “mais ambiciosos e espetaculares”.
O cancelamento do jogo veio logo após uma rodada de demissões na empresa, que também resultou no fechamento de escritórios em Nova York e Montréal. O estúdio mais recente a lançar um jogo foi Ravenbound, uma aventura de ação em um ambiente medieval, que teve uma recepção mista em 2023.
Com isso, o futuro da Avalanche Studios permanece incerto, embora não pareça tão crítico quanto o da Romero Games, que também enfrentou dificuldades devido ao cancelamento de um projeto vinculado ao Xbox.