O Departamento de Telecomunicações (DoT) do Brasil colocou na lista negra entre 300 mil a 400 mil cartões SIM associados a atividades fraudulentas. Segundo informações, o Indicador de Risco Financeiro (FRI), ferramenta alimentada por inteligência artificial, sinaliza diariamente até 2 mil números de telefone considerados de alto risco. O FRI foi lançado pelo DoT em maio e se baseia em um instrumento analítico desenvolvido pela Plataforma de Inteligência Digital, capaz de identificar números móveis que foram utilizados em fraudes financeiras ou que têm alta possibilidade de uso para esse fim.
De acordo com o jornal The Economic Times, o FRI já identificou e bloqueou até 400 mil cartões SIM vinculados a fraudes desde o início de suas operações. Com base em dados governamentais, o relatório afirmou que a ferramenta está detectando 2 mil números móveis diariamente, com destaque para aqueles envolvidos em golpes de investimento ou emprego.
Além disso, um alto funcionário do DoT informou ao ET que os números identificados são utilizados para encontrar mais cartões SIM na rede através de correspondência de padrões potencializada por inteligência artificial. O oficial ainda destacou que o FRI auxiliou plataformas de UPI, como GPay, PhonePe e Paytm, a evitar transações potencialmente fraudulentas no valor de crores de rupias apenas no mês passado.
Em julho, o Banco Reserve da Índia (RBI) recomendou a todos os bancos comerciais, bancos de financiamento pequenos, bancos de pagamento e cooperativas que integrassem o FRI em seus sistemas. Com essa integração, o tempo de resposta do instrumento em contas fraudulentas foi reduzido para algumas horas, conforme declarado pelo funcionário à publicação. “Isso também sinaliza um aumento na maturidade da Plataforma de Inteligência Digital do DoT, que foi lançada com o objetivo de troca de dados em tempo real entre as partes interessadas”, declarou o oficial do DoT, que não teve o nome revelado.
O indicador foi inicialmente introduzido em maio como uma nova forma de enfrentar o crescente panorama de fraudes financeiras na Índia. Ele foi projetado principalmente para resolver o problema de que os criminosos frequentemente mudam os números de telefone utilizados para cometer fraudes, o que significa que sistemas tradicionais não conseguem sinalizar um número a menos que este tenha sido usado em um golpe.
Em contraste, o FRI utiliza diversas métricas e capacidades de inteligência artificial para indicar números que apresentam “risco” de envolvimento em fraudes. Esses números são então analisados por meio de bancos de dados governamentais, e uma classificação de risco (entre baixa, média e alta) é atribuída a eles.