O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou na quinta-feira (31) a unificação das datas da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Assim, o evento nacional começará em 20 de outubro, enquanto Brasília terá início no dia 21, ambos encerrando no dia 26. A alteração foi divulgada pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, em uma transmissão ao vivo destinada a esclarecer dúvidas sobre a convocação unificada para a SNCT.
Anteriormente, o evento, que desde a pandemia da Covid-19 ocorria em duas fases, estava programado para os dias 7 a 12 de outubro em Brasília e de 20 a 26 de outubro nos demais estados. Neste ano, o tema será “Planeta Água: Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, com o objetivo de ressaltar a importância da conservação dos recursos hídricos e o papel da ciência na adaptação às alterações climáticas.
“Nós vamos transformar a Semana Nacional no oceano. A SNCT é um dos nossos principais eventos e colocar a cultura oceânica no centro dele é mostrar que o governo federal, o MCTI e o Brasil estão comprometidos com o tema”, afirmou o secretário.
O foco desta edição da SNCT está na Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), estabelecida pela UNESCO.
“Esse é o momento de fazermos uma grande reflexão e um debate nacional sobre a relevância do oceano nesta realidade marcada por mudanças climáticas significativas que podem impactar nossas vidas e a de todos no planeta Terra”, concluiu.
Instituída em 2004 por meio de um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a SNCT ocorre anualmente sob a coordenação do MCTI. Durante o evento, são congregadas instituições de pesquisa, agências de fomento, entidades vinculadas, a comunidade científica, universidades, instituições de ensino, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e organizações da sociedade civil em torno de ações voltadas para a popularização da ciência.