quinta-feira, agosto 14, 2025
HomeGovernoMCTI realiza a reunião inaugural do GT do Plano Brasileiro de Inteligência...

MCTI realiza a reunião inaugural do GT do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).

Nesta quinta-feira (31/07), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) organizou em Brasília a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) encarregado de monitorar a implementação do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). O encontro contou com a presença de representantes de 18 órgãos e instituições do governo federal, que se reuniram para avaliar os resultados iniciais do plano e discutir os próximos passos para solidificar uma estratégia nacional de inteligência artificial.

Estiveram presentes representantes da Casa Civil da Presidência da República, da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), do Ministério da Fazenda, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do Ministério da Educação, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Anatel, da Telebras, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Saúde, do Ministério da Defesa, da Finep, da Capes, do BNDES, da EMBRAPII, do CNPq e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Durante a reunião, foi apresentado um panorama do PBIA, que destacou investimentos previstos de R$ 23 bilhões em ações estruturantes e de impacto imediato, organizadas em cinco eixos estratégicos. O plano abrange desde a formação de profissionais e fomento à inovação na indústria até o fortalecimento da governança e da regulação da IA no Brasil.

O secretário executivo do MCTI, Luis Fernandes, ressaltou que o objetivo do GT é consolidar o PBIA como um plano de Estado, com metas claras, dados validados e governança formalizada. “Várias ações já estão integradas a programas de investimento previamente aprovados pelo FNDCT. O que fizemos foi identificar lacunas e aprovar um novo programa de investimento. Esse trabalho é crucial para padronizar o conhecimento sobre as ações e assegurar que o acompanhamento seja feito com informações completas e consolidadas,” afirmou.

Henrique Miguel, secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD/MCTI), destacou que o levantamento apresentado na reunião é apenas um retrato inicial. “Reunimos informações sobre temas relevantes, evidenciando como o trabalho foi desenvolvido. Esta é uma oportunidade para o grupo se atualizar sobre as atividades em andamento. Já avançamos bastante, mas agora precisamos consolidar os dados para que este GT se torne a instância formal de validação do progresso do PBIA,” explicou.

Ao final do encontro, os membros do GT decidiram que todos os ministérios e instituições envolvidas devem fornecer uma atualização sobre as ações em andamento, para garantir uma visão completa e oficial do plano. Esse material será sistematizado nas próximas semanas e apresentado na segunda reunião do grupo, agendada para o dia 2 de setembro.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments