Os modelos iPhone 17 Pro devem apresentar um novo design no painel traseiro, com o módulo da câmera se estendendo horizontalmente de uma extremidade à outra. Desde que essa nova barra de câmera alongada foi reportada, muitos se questionam se a mudança é meramente estética ou se possui um propósito específico. Alguns relatórios indicam que esse novo design pode apontar para ajustes no flash ou no LiDAR; no entanto, segundo um informante, a alteração pode ter como objetivo aprimorar a capacidade de zoom óptico da câmera telefoto.
Em seu primeiro vídeo no YouTube após a ação judicial da Apple, Jon Prosser, do FrontPageTech, afirmou que o espaço vazio e incomumente grande entre o layout triangular das câmeras à esquerda e o flash e o sensor LiDAR à direita pode ter uma finalidade técnica. Ele destacou, como uma suposição, que a gigante da tecnologia em Cupertino pode estar planejando acomodar um sensor de câmera telefoto maior nesse espaço, aumentando o zoom óptico de 5x para uma nova configuração.
Essa especulação também foi mencionada pelo MacRumors no mês passado. Citando um informante anônimo, a publicação alegou que o iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max poderiam contar com uma nova lente telefoto de 48 megapixels com zoom óptico de 8x. O relatório também destacou que a lente será móvel, permitindo zoom óptico contínuo com diferentes distâncias focais.
Além disso, o mesmo relatório afirmou que os próximos modelos Pro também deverão receber um novo aplicativo de Câmera Pro, que proporcionará aos usuários mais controle ao capturar fotos e vídeos. Ainda não está claro se os modelos não-Pro terão acesso a esse aplicativo, nem se ele será um aplicativo totalmente novo ou uma atualização do aplicativo Final Cut Camera.
Em outra informação, um relatório do 9to5Mac indicou que o modelo iPhone 17 Pro Max poderá ter um display anti-reflexo, semelhante ao do Samsung Galaxy S25 Ultra. Também se menciona que ele será acompanhado por uma bateria maior e uma câmera frontal TrueDepth de 24 megapixels.