A Grok Imagine, uma nova funcionalidade multimodal capaz de gerar imagens e vídeos, foi lançada no domingo. Disponível em versão beta para todos os assinantes do SuperGrok e Premium+ X no aplicativo iOS, a ferramenta também conta com um modo ‘Spicy’, capaz de produzir conteúdos explícitos e inapropriados. Usuários têm compartilhado em redes sociais as obras geradas pela inteligência artificial (IA) através dessa ferramenta. Essa novidade surge menos de um mês após o lançamento do recurso AI Companion, que introduziu dois personagens animados pela xAI.
A Grok Imagine permite que usuários criem imagens a partir de comandos em texto ou vídeos a partir de imagens. É possível enviar uma imagem própria ou utilizar uma imagem gerada pela IA da Grok. A função de geração de vídeos permite a criação de clipes de até 15 segundos com áudio nativo, tornando-se o segundo modelo de IA ocidental a oferecer essa capacidade, após o Veo 3, do Google.
Além disso, a Grok Imagine apresenta quatro modos de geração — Custom, Normal, Fun e Spicy — que permitem aos usuários escolher o estilo desejado para o conteúdo. Também há um modo de voz, que elimina a necessidade de digitar cada comando. Elon Musk, proprietário da xAI, já se referiu à Grok Image como “AI Vine”, em alusão à extinta plataforma de vídeos curtos.
O modo Spicy tem gerado debates e curiosidade entre os internautas, pois pode criar conteúdos NSFW, incluindo imagens de natureza madura. Segundo postagens na X (anteriormente Twitter), embora a geração de imagens com nudez seja limitada, há pouco espaço para a imaginação.
O gerador de conteúdo explícito da Grok segue um caminho diferente de outros chatbots populares, como ChatGPT, Gemini e Claude, que moderam suas saídas rigorosamente e não permitem a criação de imagens ou vídeos inapropriados. Musk afirmou, em uma postagem separada, que em apenas dois dias desde o lançamento da funcionalidade, a Grok Imagine já havia gerado 34 milhões de imagens.