O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) participou, na terça-feira (2), da 1ª Audiência dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, promovida pela Global Youth Organization (GYO) na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.
Com o tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, o evento reuniu jovens líderes, representantes do governo, da sociedade civil e de organismos internacionais para discutir os principais desafios enfrentados por crianças e adolescentes.
Um dos destaques da conferência foi a apresentação do processo de elaboração do Pacto Global dos Direitos das Crianças e das Juventudes, um documento estratégico da GYO que será levado à Organização das Nações Unidas (ONU) e ao G20, ressaltando o papel do Brasil no debate internacional sobre direitos humanos.
Representando o MDHC, a chefe de gabinete da SNDCA, Mayara Silva, enfatizou que, apesar dos avanços no Brasil, desafios regionais ainda demandam monitoramento e cooperação interinstitucional. “A infância e a adolescência são segmentos da população extremamente vulneráveis, expostos a várias formas de violação de direitos, incluindo violência física, sexual, digital, exploração laboral e evasão escolar, além de sofrerem os impactos de conflitos armados”, afirmou.
Ela avaliou que o encontro é um passo decisivo para fortalecer o protagonismo juvenil e consolidar o Pacto Global, conectando o Brasil ao debate internacional sobre a proteção integral de crianças e adolescentes.
A participação do MDHC também se insere na preparação para a 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, que ocorrerá de 10 a 12 de dezembro, em Brasília. “Nossa presença aqui dialoga com a 1ª Audiência dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovendo o diálogo intergeracional e a construção do Pacto Global pelos Direitos Humanos”, concluiu.
A programação do evento incluiu mesas redondas sobre temas como violência, exploração laboral, evasão escolar, riscos digitais e os efeitos de conflitos armados, reafirmando o compromisso do MDHC em unir sociedade civil, juventude e instituições públicas na defesa dos direitos humanos.
A Organização da Juventude Global (OJG), entidade internacional composta por jovens de vários países, busca soluções inovadoras para desafios econômicos, sociais, educacionais e financeiros em nível global. Reconhecendo a importância da juventude na construção de um futuro mais justo e sustentável, a OJG proporciona um espaço de diálogo e colaboração, onde ideias e experiências são compartilhadas e transformadas em ação.
Mais do que um fórum de debates, a OJG atua como uma rede de jovens líderes em torno de causas comuns, promovendo projetos coletivos e influenciando políticas públicas. Seu compromisso é assegurar que as vozes da juventude sejam ouvidas e consideradas em processos de decisão internacionais, fortalecendo os direitos e interesses das novas gerações.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.