terça-feira, setembro 9, 2025
No menu items!
HomeSegurançaForça-tarefa interdita sistema de refrigeração em frigorífico no Paraná devido a riscos...

Força-tarefa interdita sistema de refrigeração em frigorífico no Paraná devido a riscos sérios para trabalhadores

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) integrou uma força-tarefa que resultou na interdição do sistema de refrigeração por amônia de um frigorífico localizado em Jaguapitã, no norte do Paraná. A ação foi motivada pelo grave e imediato risco à saúde e segurança dos trabalhadores, após a constatação de diversas irregularidades.

A fiscalização teve início em 1º de setembro e contou com a colaboração do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Receita Federal, do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e da Advocacia-Geral da União (AGU).

Os auditores-fiscais do Trabalho, da gerência regional de Londrina, informaram que o frigorífico, que emprega cerca de 3 mil pessoas, é alvo de investigações por não registrar acidentes de trabalho e por manter setores com níveis de ruído acima do limite permitido. Questões de ergonomia também foram identificadas, contribuindo para o adoecimento dos trabalhadores.

Nos primeiros levantamentos, a equipe identificou 700 casos de afastamentos relacionados às condições de trabalho (NTEP), enquanto a empresa registrou apenas 140 junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Durante a inspeção, setores foram verificados apresentando níveis de ruído superiores a 85 decibéis, ultrapassando o máximo permitido em ambientes laborais. A fiscalização permanece em andamento e poderá resultar em novas autuações devido às irregularidades detectadas.

Para denúncias trabalhistas, a principal opção é a plataforma digital denuncias.sit.trabalho.gov.br ou o Sistema Ipê (https://ipe.sit.trabalho.gov.br/index.html#!/), que permite denúncias de trabalho análogo ao de escravo com menor exigência de identificação.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments