A promoção de Extensão em Participação Social nas instituições de ensino federais foi discutida por representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Instituto Federal da Paraíba durante uma reunião com o secretário nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência, Renato Simões. O encontro ocorreu na última quinta-feira (28), na reitoria da UFPB, em João Pessoa.
Os participantes abordaram a nova oportunidade de estreitar laços entre as universidades, institutos federais e a sociedade civil. Projetos poderão ser apresentados por professores e servidores técnico-administrativos das instituições, dirigidos a docentes, servidores e bolsistas que residem nos territórios contemplados, sempre em parceria com movimentos sociais.
A reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, destacou que a universidade paraibana é reconhecida por sua inclusão social e pelo envolvimento ativo da comunidade em seus projetos. “Nossos projetos de extensão se destacam em comparação com outras universidades federais, principalmente pela grande qualidade de nossos servidores. Temos diversos projetos premiados”, afirmou.
Renato Simões ressaltou a importância das instituições públicas de educação superior no desenvolvimento da extensão. “Essas instituições são atores estratégicos para fazer a ponte entre o governo federal e os territórios, promovendo diálogo e construção conjunta de soluções para desafios sociais”, declarou.
A extensão universitária é descrita como um “processo educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidades e outros setores da sociedade”. Assim, a participação social deve incentivar e apoiar políticas e ações de engajamento nos territórios, atuando na elaboração e implementação de programas e projetos de extensão.
Além disso, busca-se ampliar projetos relacionados aos mecanismos de participação social nas políticas públicas federais, promovendo a pesquisa na difusão do conhecimento e na avaliação de processos e metodologias.
As instituições de ciência e tecnologia da Paraíba aguardam a divulgação de edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para apoio a propostas de extensão em participação social com educação popular em quatro territórios paraibanos. As ações serão desenvolvidas dentro do Programa de Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis (PAS Nordeste) nas regiões da Borborema, Curimataú, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul.
Universidades e institutos federais têm demonstrado crescente interesse em adotar o programa que articula práticas de extensão universitária e participação social, conforme previsto na Portaria Interministerial n° 192, de 2025. Esta iniciativa visa fortalecer a presença de movimentos sociais e organizações da sociedade civil em todos os ciclos das políticas públicas.
Para mais notícias, acesse o TecMania.