segunda-feira, setembro 8, 2025
No menu items!
HomeSegurançaMinistério da Saúde apresenta plano de ação em saúde para Belém durante...

Ministério da Saúde apresenta plano de ação em saúde para Belém durante diálogo diplomático

No âmbito da preparação para a 30ª Conferência das Partes da Convenção Quadro de Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém do Pará, o Ministério da Saúde se reuniu nesta quinta-feira (4) com representantes de aproximadamente 60 embaixadas. O objetivo é mobilizar países na construção do Plano de Ação em Saúde de Belém, que será apresentado pelo Brasil durante a COP30, prevista para novembro.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão, ressaltou a importância do apoio coletivo para que o plano seja ambicioso e justo, promovendo equidade e participação social no combate às mudanças climáticas. “É fundamental acelerar o processo de adaptação com soluções concretas e baseadas em evidências, além de implementar medidas de mitigação que tragam benefícios à saúde”, afirmou.

Entre as prioridades da COP30 estão a vigilância em saúde, a inovação tecnológica e o fortalecimento de políticas multissetoriais. O Plano de Ação em Saúde de Belém tem como foco o desenvolvimento de políticas públicas para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas na saúde, projetando-se como uma referência global. As ações incluem o combate a eventos extremos, o fortalecimento de sistemas de alerta precoce e a implementação de estratégias de adaptação.

O evento contou com representantes da Coalizão de Continuidade das Presidências da COP de Baku para o Clima e a Saúde, formado por Azerbaijão, Emirados Árabes Unidos, Egito e Reino Unido, que compartilharam experiências e iniciativas na área de clima e saúde, destacando avanços e compromissos futuros.

A expectativa agora é que os Estados Membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) se tornem voluntários na construção do plano, reforçando o compromisso do Brasil com a equidade em saúde, a justiça climática e a governança participativa.

Representando o Ministério da Saúde, também estiveram presentes Marise Nogueira, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, e Agnes Soares, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador.

A COP30, agendada para 10 a 21 de novembro de 2025 em Belém, será a primeira vez que a conferência ocorre na Amazônia, uma região crucial para a resiliência climática e a adaptação do setor de saúde.

Além do Plano de Ação em Saúde de Belém, o Brasil está implementando o AdaptaSUS, um plano nacional para adaptação climática no setor saúde, e o Plano + Saúde para a Amazônia, que visa promover a equidade, reduzir desigualdades regionais e fomentar tecnologias sustentáveis, respeitando as particularidades socioculturais e ambientais da Amazônia Legal.

Outro enfoque importante é garantir legados para a saúde pública, com investimentos na atenção básica através da construção de novas Unidades Básicas de Saúde em todo o país, incluindo comunidades indígenas, e na ampliação do acesso ao cuidado especializado. Ações para monitoramento e controle da qualidade da água em Belém e no estado do Pará também estão previstas, priorizando a região Norte, que ainda enfrenta desafios no acesso à água potável.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments