sábado, setembro 6, 2025
No menu items!
HomeSegurançaEvento paralelo da VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social foca na inclusão...

Evento paralelo da VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social foca na inclusão socioeconômica

A VI Reunião da Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social na América Latina e no Caribe é marcada por uma programação paralela que visa ampliar o diálogo entre os países participantes. Nesta terça-feira (2 de setembro), ocorreu o evento intitulado “Sociedades Inclusivas: Políticas Estratégicas para a Inclusão Social e Laboral na Região”.

Luiz Carlos Everton, secretário de Inclusão Socioeconômica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), integrou uma mesa de debates ao lado de representantes dos governos da Colômbia, República Dominicana e Uruguai. Durante sua fala, destacou a importância de assegurar que nenhum brasileiro em situação de vulnerabilidade social seja excluído das oportunidades no mercado de trabalho, ressaltando a necessidade de inovação em um contexto de crise climática e transformação digital.

O evento teve como objetivo promover a troca de experiências entre os governos sobre políticas estratégicas para a inclusão social e laboral. A Secretaria de Inclusão Socioeconômica do MDS é responsável pelo Programa Acredita no Primeiro Passo, que visa a inserção de pessoas do Cadastro Único no mercado de trabalho e fomenta o empreendedorismo e a capacitação profissional.

Entre as iniciativas do programa, 134 mil operações de microcrédito produtivo foram realizadas, totalizando R$ 1,2 bilhão em repasses com juros inferiores aos do mercado, graças ao Fundo Garantidor criado pelo Governo do Brasil. Em termos de emprego, dados do Caged indicam que, somente no primeiro semestre de 2025, foram geradas 1,22 milhão de vagas formais, das quais 80% foram ocupadas por pessoas inscritas no Cadastro Único.

O evento “Sociedades Inclusivas: Políticas Estratégicas para a Inclusão Social e Laboral na Região” também servirá como um espaço preparatório para a Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social, sendo realizado em parceria entre a Cepal e a GIZ.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments