O Campeonato Mundial de Boxe 2025 teve início na quinta-feira (4), em Liverpool, Inglaterra, com a participação de 14 atletas brasileiros, sendo sete homens e sete mulheres. A competição abrange 20 categorias, divididas igualmente entre os dois gêneros. Dos representantes da Seleção Brasileira, 12 são beneficiários do programa Bolsa Atleta, que é administrado pelo Ministério do Esporte.
Devido ao desempenho notável nas etapas anteriores da Copa do Mundo, nove brasileiros chegam ao Mundial como cabeças de chave, garantindo assim uma rodada a menos em relação aos seus adversários.
Na estreia da competição, o atleta Michael Trindade, conhecido como Parazinho, foi eliminado na primeira rodada após ser derrotado pelo indiano Patan Bartwal, na categoria até 55kg, em uma decisão dividida. A brasileira Bárbara Santos também está programada para lutar contra a nigeriana Patricia Mbata, na categoria até 70kg.
Nesta sexta-feira (5), o Brasil terá mais dois representantes em ação. Beatriz Soares enfrentará a sul-coreana Sukyoung Kang na categoria até 65kg, enquanto Joel Silva lutará contra o bósnio Dylan Rajic na categoria acima de 90kg.
Apesar da ausência de Beatriz Ferreira, detentora de duas medalhas olímpicas, as expectativas são altas para o Brasil, que conta com atletas como Jucielen Romeu, Luiz Oliveira, Yuri Falcão e Wanderley Pereira, considerados favoritos a conquistar medalhas. No último mundial, a Seleção Brasileira marcou presença no pódio em nove ocasiões, levando para casa três medalhas de ouro.
Para mais notícias, acesse o TecMania.