No dia 5 de setembro, às 14h (horário local), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva; a diretora regional para a África do World Resources Institute (WRI), Wanjira Mathai; o presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago; e a CEO da COP30, Ana Toni, realizarão uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados do Diálogo Africano do Global Ethical Stocktake (GES). O evento ocorrerá no Creative HUB Ethiopia, em Addis Ababa, Etiópia, durante a Semana do Clima da ONU na África.
Como um dos pilares fundamentais da mobilização da COP30, o Global Ethical Stocktake traz uma perspectiva moral às ações climáticas urgentes que a humanidade precisa empreender, alinhando-se à ciência e à meta do Acordo de Paris de limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Inspirado pelo Global Stocktake do Acordo de Paris, o GES busca refletir sobre os avanços até o momento, identificar os caminhos futuros e promover as transformações comportamentais e coletivas necessárias para um compromisso ético compartilhado na implementação de soluções técnicas já existentes.
O GES se desenvolve por meio de uma série de Diálogos Regionais realizados em continentes até outubro. O primeiro, representando a Europa, aconteceu em Londres, Reino Unido; o segundo, na América do Sul e Central e no Caribe, ocorreu em Bogotá, Colômbia; e o terceiro, na Ásia, foi realizado em Nova Delhi, Índia.
Cada região tem um co-líder responsável por promover e coordenar os princípios, objetivos e a implementação do GES. Na África, essa função é desempenhada por Wanjira Mathai.
Outros co-líderes incluem a ex-presidente da Irlanda, Mary Robinson (Europa), a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet (América Latina e Caribe), o laureado com o Prêmio Nobel da Paz, Kailash Satyarthi (Ásia), o ex-presidente de Kiribati, Anote Tong (Oceania), e a ativista americana e fundadora do Center for Earth Ethics, Karenna Gore (América do Norte).
Sob a liderança do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e do secretário-geral da ONU, António Guterres, o GES produzirá seis relatórios regionais e um relatório de síntese que serão apresentados na Pré-COP em Brasília, em outubro. Esses documentos serão enviados à Presidência da COP30 para auxiliar nos processos de tomada de decisão e guiar chefes de Estado e negociadores climáticos.
Além dos Diálogos Regionais, o GES conta com o apoio de Diálogos Auto-organizados liderados por organizações da sociedade civil e governos nacionais e subnacionais, todos seguindo a mesma metodologia e princípios orientadores.
DETALHES DO EVENTO:
Marina Silva, Wanjira Mathai e a presidência da COP30 realizarão uma coletiva de imprensa sobre o Diálogo Regional Africano do Global Ethical Stocktake
Portavoces:
- Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil;
- Wanjira Mathai, co-líder do Diálogo Regional da África e diretora regional para a África do WRI;
- Embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30; e
- Ana Toni, CEO da COP30.
🗓️ Data: 5 de setembro
⏰ Hora: 14h (horário local)
📍 Local: Creative HUB Ethiopia – Old Post Office, Cunningham St – Addis Ababa, Etiópia
👉 Profissionais de mídia interessados em participar devem confirmar presença até 4 de setembro: https://forms.office.com/r/SEsWCfZnNi
Escritório de Relações com a Mídia Especial do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Visite a página do MMA no Flickr
Para mais notícias, acesse o TecMania.