terça-feira, setembro 9, 2025
No menu items!
HomeSegurançaMinC e Sesi capacitam mais de 23 mil agentes culturais com oficinas...

MinC e Sesi capacitam mais de 23 mil agentes culturais com oficinas na região Nordeste

O ciclo formativo do programa Rouanet Nordeste foi encerrado nesta terça-feira (2) em Brasília (DF), com a capacitação de mais de 23,1 mil produtores, agentes e entusiastas da cultura, fruto da parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e o Serviço Social da Indústria (Sesi). Foram realizadas oficinas em dez cidades do Nordeste, incluindo Crato, Fortaleza, Salvador, São Luís, Recife, Teresina, Natal, Aracaju e João Pessoa, além de videoconferências online.

As capacitações visam aproximar os técnicos dos agentes culturais, proporcionando habilidades para a elaboração, inscrição, execução e prestação de contas de projetos no âmbito do programa. A iniciativa tem como foco democratizar o acesso a mecanismos de incentivo cultural, oferecendo treinamento técnico aos envolvidos.

Henilton Menezes, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, destaca que os resultados das qualificações são um avanço na democratização do incentivo ao setor cultural brasileiro. Ele afirmou que o programa Rouanet Nordeste assegura que os recursos da Lei de Incentivo à Cultura alcancem efetivamente os fazedores de cultura nas regiões Nordeste, Norte de Minas Gerais e Espírito Santo, enfatizando a importância de fortalecer a diversidade cultural como motor do desenvolvimento social e econômico.

Cláudia Ramalho, superintendente de cultura do Sesi, ressaltou que a parceria com o MinC se consolidou como um marco na qualificação de gestores culturais, ampliando o acesso ao conhecimento e promovendo a sustentabilidade do setor.

Durante a oficina inaugural em Crato, a agitadora cultural Karina Petra sublinhou a relevância de programas voltados a regiões menos favorecidas. Ela destacou a necessidade de reconhecer os desafios enfrentados para acessar políticas de incentivo-cultural e a importância de iniciativas como a Rouanet Nordeste, que leva conhecimento e recursos a áreas frequentemente negligenciadas.

Em Salvador, o rapper Coringa comentou que a capacitação na cidade o inspirou a continuar sua atuação formativa com crianças e adolescentes nas periferias. Ele reconheceu que, apesar do conhecimento sobre a Lei Rouanet, a falta de acesso havia sido um obstáculo para a implementação de ações culturais na sua comunidade.

As oficinas virtuais ficaram disponíveis no canal oficial do Ministério da Cultura no YouTube. O programa, com um investimento de R$ 40 milhões, é uma continuidade da política de nacionalização e democratização dos investimentos no setor produtivo cultural, promovendo a diversidade cultural na região Nordeste e em municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. Para mais informações, é possível acessar a página do edital.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments