A ministra Gleisi Hoffmann, chefe da Secretaria de Relações Institucionais, declarou que “a soberania não se negocia” durante a abertura da IX Mesa Redonda Brasil e União Europeia, que reuniu representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável (CDESS) e do Conselho Econômico e Social Europeu (CESE).
O encontro, realizado no Palácio do Itamaraty nesta terça-feira, 29, contou com a presença da ministra-interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, do diretor do CESE, Oliver Röpke, e do brasileiro Olavo Noleto, além de 12 conselheiros de cada lado.
Gleisi destacou que “o encontro acontece em um momento de grandes desafios para a paz, a democracia e o multilateralismo que tanto valorizamos”, referindo-se à taxação de produtos brasileiros anunciada pelos Estados Unidos. “Trata-se de verdadeiras sanções com motivação política explícita e igualmente injustificável”, afirmou a ministra, enfatizando que o Brasil nunca se negou a negociar de maneira justa com seus parceiros comerciais, incluindo a União Europeia.
O diálogo entre os conselhos se dá em um contexto de expectativa em relação à COP-30, que ocorrerá em Belém, e à conclusão do Acordo Mercosul-União Europeia, que ainda aguarda a aprovação dos países europeus, após entendimento firmado entre os blocos em dezembro do ano passado.
O evento também incluiu quatro mesas de discussão abordando temas como os desafios do novo mundo do trabalho e os impactos da desinformação na democracia.
Para mais notícias, acesse o TecMania.