O Programa Nacional de Bioinsumos (PNB), iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi oficialmente apresentado em 1º de setembro durante o evento “Cenários e Oportunidades em Bioinsumos”. O encontro, que faz parte da programação da Expointer em Esteio (RS), ocorre até o dia 7 de setembro e se dedica a discutir sustentabilidades, produção de leite e políticas territoriais.
O evento destacou vivências práticas do uso de bioinsumos na agricultura familiar, enfatizando sua relevância como uma alternativa sustentável e estratégica. A proposta visa reduzir a dependência de insumos externos, minimizar custos e promover a geração de renda no meio rural, contribuindo também para a preservação ambiental e a transição para práticas de produção mais sustentáveis.
Durante a apresentação do PNB, Valéria Burmeister Martins, coordenadora-geral de Bioeconomia do Mapa, destacou a importância da integração entre os setores público e privado no desenvolvimento da iniciativa e atualizou os presentes sobre o processo de regulamentação da Lei de Bioinsumos.
Instituído pelo Decreto nº 10.375/2020, o Programa Nacional de Bioinsumos visa promover a inovação e aumentar o uso de soluções biológicas na agricultura brasileira, fortalecendo a sustentabilidade dos sistemas produtivos. O programa busca articular governo, setor produtivo, academia e sociedade civil na criação e disponibilização de soluções que melhorem a eficiência e competitividade do agro. Além de beneficiar a agricultura convencional em larga escala, o PNB é considerado crucial para a agricultura familiar.
As informações para a imprensa estão disponíveis pelo e-mail: imprensa@agro.gov.br.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.