Rio de Janeiro, 02/09/2025 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, participou nesta terça-feira (2) da inauguração da Academia de Formação de Alunos da Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal. A cerimônia também assinalou a entrada da primeira turma do curso, que será oferecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e pela Polícia Rodoviária Federal.
O ministro Lewandowski ressaltou a importância da colaboração entre diferentes níveis de governo no enfrentamento à criminalidade no país. “Hoje é um dia muito feliz para a segurança brasileira. Estamos mais uma vez demonstrando a eficácia da integração das forças policiais nos três níveis político-administrativos para um combate eficiente à criminalidade comum e organizada”, afirmou.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, destacou que a Academia representa uma importante ferramenta para transformar a realidade da capital fluminense. “A inauguração estabelece um novo capítulo da prefeitura em resposta às angústias da população. É hora de dar uma resposta sólida, com estratégias que possam apoiar e amenizar a dura realidade da violência que aflige o cotidiano de nossa gente”, declarou.
Fernando Oliveira, diretor-geral da PRF, enfatizou que, além dos conhecimentos técnicos, os valores que a instituição transmite são fundamentais para sua atuação. “Com esse espírito, a PRF se une à Prefeitura do Rio nesta iniciativa pioneira. Os alunos terão acesso a instrutores altamente qualificados, que orgulham-se de servir ao Brasil. O Rio, por seu simbolismo, é o lugar certo para essa construção. Acreditamos que a Guarda Municipal do Rio de Janeiro se tornará um modelo para todo o país, e a PRF se sente honrada em contribuir para esse legado”, afirmou.
Também marcaram presença na cerimônia o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, o Diretor-Geral da Força Municipal, Brenno Carnevale, além de representantes políticos e instituições ligadas à segurança pública em nível nacional.
Estrutura
A Academia, construída pela Prefeitura, possui uma infraestrutura de 3.600 m², com 12 salas de aula, cinco dojôs, vestiários, refeitórios e um estande de tiro de última geração. O objetivo é formar alunos que atuarão no combate a delitos que afetam o cotidiano dos cariocas, como roubos e furtos em áreas com alta incidência desse tipo de crime.
A unidade foi planejada para a capacitação e aprimoramento contínuo dos alunos selecionados para o curso de formação, que é uma etapa obrigatória para ingresso na Divisão de Elite da GM-Rio.
O curso terá uma carga horária de 440 horas, com instrutores da Senasp e da PRF, abordando disciplinas como armamento, munição, técnicas de abordagem, defesa policial, gerenciamento de crises e treinamento com câmeras corporais. Também contará com módulos complementares oferecidos pela Prefeitura em parceria com o Instituto Leme. A primeira turma, composta por 282 agentes, se formará na primeira semana de novembro.
Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal
A Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal é uma unidade especializada voltada para o enfrentamento de delitos urbanos, como roubos e furtos, através de ações preventivas e ostensivas em áreas de grande circulação, como vias públicas, praças e estações de transporte coletivo. Suas intervenções serão baseadas em dados e evidências científicas, adaptadas às características de cada região.
O modelo de gestão adotará o Compstat, um sistema de gerenciamento policial baseado em dados, desenvolvido pela Polícia de Nova Iorque. O prefeito manterá reuniões regulares com a liderança da Divisão de Elite da Guarda Municipal e gestores municipais para discutir questões prioritárias, com base em relatórios de dados, e definir estratégias de controle.
Para mais notícias, acesse o TecMania.