O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) firmou, nesta terça-feira (2/9), um memorando de entendimento com o Instituto de Pesquisa em Sustentabilidade da Schneider Electric, reconhecida globalmente em transformação digital de energia e automação, para impulsionar a descarbonização da indústria brasileira.
A secretária da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV), Julia Cruz, afirmou que o MDIC busca promover mudanças para garantir a competitividade das empresas brasileiras, alinhando-se à transição global para economias com emissões líquidas zero e ao fortalecimento da prosperidade social. A solenidade de assinatura ocorreu na sede do SRI, em São Paulo.
Durante o evento, o MDIC e o Instituto apresentaram um relatório que compila experiências de trabalhos técnicos internacionais, servindo como base para um estudo conjunto. O estudo abrangerá cenários de descarbonização até 2050, com foco nas demandas energéticas e projeções para os setores industrial, de transportes e edificações.
“Este relatório contribui para o diálogo nacional, apresentando novas perspectivas sobre estratégias de descarbonização e caminhos para a construção de novos ecossistemas industriais,” complementou a secretária.
Rafael Segrera, presidente da Schneider Electric para a América do Sul, ressaltou a importância da transição para uma economia de menores emissões. “Devemos ser um exemplo para o mundo e acelerar a adoção de tecnologias já disponíveis para descarbonizar a indústria,” defendeu Segrera.
Desenvolvido em parceria com o MDIC, o estudo também avaliará impactos sobre matrizes energéticas, emissões e a implementação de tecnologias, fornecendo insumos estratégicos para políticas públicas e decisões empresariais.
Além disso, o estudo incluirá duas partes adicionais, abordando políticas de demanda para o desenvolvimento industrial sustentável do Brasil e o intercâmbio colaborativo de especialistas, cujos detalhes serão divulgados em breve.
A pesquisa contará com a colaboração da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), visando incentivar a parceria entre governo, indústria e setor empresarial na busca por soluções inovadoras para a descarbonização.
Para mais notícias, acesse o TecMania.