sábado, setembro 6, 2025
No menu items!
HomeSegurançaGoverno Federal apresenta Caderno de Respostas ao Movimento pela Soberania Popular na...

Governo Federal apresenta Caderno de Respostas ao Movimento pela Soberania Popular na Mineração

O governo federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), entregou nesta terça-feira (26) o Caderno de Respostas ao Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM). A cerimônia ocorreu durante o II Encontro Nacional do MAM, que está sendo realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza.

O documento foi elaborado em um processo participativo, coordenado pela Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas (SNDSAPP), em colaboração com diversos ministérios. Essa ação representa um novo compromisso do Estado brasileiro com a escuta e o diálogo social.

“Estamos em diálogo com o movimento desde maio, quando a pauta foi apresentada ao governo. Distribuímos os temas para os ministérios responsáveis, colhemos os retornos e, após diversas rodadas de conversas com o MAM, chegamos à versão final do caderno”, afirmou Jarbas Vieira, diretor das Mesas de Diálogo da Secretaria de Diálogos Sociais, durante a entrega oficial.

O II Encontro Nacional do Movimento pela Soberania Popular na Mineração acontece de 24 a 28 de agosto, reunindo delegações de todas as regiões do Brasil, incluindo indígenas, quilombolas, ribeirinhos, assentados rurais, camponeses e moradores de áreas afetadas pela mineração.

Sob o tema “Lutar Pelo Território, Controlar o Subsolo”, o encontro visa debater um novo modelo mineral para o Brasil, que democratize a renda, assegure territórios livres da exploração e amplie o controle popular sobre os recursos minerais. Karina Martins, da direção nacional do movimento, enfatizou: “O modelo mineral, do jeito que é operacionalizado hoje, destrói a natureza, expulsa comunidades de seus territórios, concentra a renda e compromete a soberania nacional.”

O evento também conta com a participação de trabalhadores do setor mineral e representantes de organizações de países como Peru, Bolívia, Chile, Cuba, Guatemala, México, África do Sul e Moçambique. Ao final do encontro, uma Carta à Sociedade será divulgada, reunindo propostas para que a atividade mineral beneficie efetivamente o povo brasileiro e não apenas as empresas do setor.

Além disso, a programação inclui a I Feira Cultural da Agrobiodiversidade, que apresenta alimentos, bebidas e artesanatos de diversas regiões do país, oriundos da agricultura familiar, agroecologia e comunidades tradicionais. A feira também oferece apresentações culturais com artistas locais e nacionais, abrangendo gêneros como rap, forró, reggae e samba.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments