Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquista para Todas”, Piauí realizou, nos dias 28 e 29 de agosto, em Teresina, a 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. O evento, sediado no auditório do SEBRAE, contou com a presença de delegadas e representantes de 76 municípios, configurando-se como a maior conferência de mulheres já realizada no estado.
A secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, Sandra Kennedy, foi a responsável pela palestra magna do evento, onde enfatizou a importância da mobilização social no combate à violência contra as mulheres. “A sociedade precisa se envolver. Não são apenas os governos que conseguem mudar essa misoginia; é toda uma cultura que precisa ser transformada. O Ministério das Mulheres é fruto de uma promessa cumprida, e temos a missão de percorrer o Brasil garantindo a efetivação de políticas que atendam às necessidades de todas as brasileiras”, destacou.
A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, enfatizou o empenho na realização das conferências municipais e territoriais em um curto espaço de tempo, com ampla participação popular. “Percorremos mais de cinco mil quilômetros pelo estado, dialogando com mulheres e lideranças. O fortalecimento das secretarias municipais de mulheres tem sido essencial, pois onde existe esse espaço institucional, as políticas são efetivas e a vida das mulheres é protegida”, afirmou.
A presidenta do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres do Piauí, Marlene Veloso, ressaltou a diversidade de representações presentes. “Sindicalistas, trabalhadoras rurais, prefeitas, secretárias municipais e lideranças sociais mostram a força da luta das mulheres piauienses”, afirmou.
A coordenadora-geral do Ligue 180, Ellen dos Santos Costa, apresentou o Painel de Dados do serviço, uma ferramenta lançada recentemente que sistematiza informações para subsidiar políticas públicas. “Tivemos um painel super importante apresentando os dados do Ligue 180. São informações que devem servir de subsídio para a implementação de políticas públicas que considerem as diversas realidades das mulheres em nosso país”, destacou a coordenadora do Ministério das Mulheres.
A Conferência do Piauí faz parte da etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, promovida pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). O encontro nacional ocorrerá entre 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília, com a participação de cerca de quatro mil mulheres de todos os estados brasileiros.
Para mais notícias, acesse o TecMania.