A agropecuária brasileira registrou um crescimento de 10,1% no segundo trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024, refletindo um aumento de 2,2% no Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao ano anterior, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (2).
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou que “o resultado do PIB evidencia a força do agro que impulsiona o Brasil”, destacando a confiança dos investidores no setor. Ele reafirmou o compromisso do governo em gerar mais resultados e abrir novas oportunidades.
O desempenho positivo do setor é atribuído à consideração de produtos agrícolas com safras significativas no segundo trimestre, conforme aponta o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE. Entre os destaques de crescimento na produção anual, o milho apresentou aumento de 19,9%, seguido pela soja com 14,2%, arroz com 17,7%, algodão com 7,1% e café com 0,8%.
No primeiro semestre de 2025, o PIB cresceu 2,5% em relação ao mesmo período de 2024, com resultados positivos na agropecuária (10,1%), indústria (1,7%) e serviços (2,0%). O PIB acumulado nos quatro trimestres até junho de 2025 teve um crescimento de 3,2% em comparação aos quatro trimestres anteriores, impulsionado por aumentos de 3,0% no Valor Adicionado a preços básicos e de 4,2% nos impostos sobre produtos líquidos de subsídios. O desempenho do Valor Adicionado se deve a altas na agropecuária (5,8%), indústria (2,4%) e serviços (2,9%).
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.