Jovens com iniciativas ambientais podem agora se inscrever na plataforma Mutirão das Juventudes, que está com inscrições abertas. Destinada a líderes de projetos em todo o mundo, a iniciativa está alinhada à Agenda de Ação da Presidência da COP 30.
O objetivo da plataforma é conectar e dar visibilidade a projetos liderados por jovens, especialmente meninas e jovens afrodescendentes, indígenas e de comunidades locais, que promovem ações de resiliência, adaptação e mitigação dos efeitos da crise climática em seus territórios.
As inscrições seguem até o final de agosto e podem ser feitas pelo site www.mutiraodasjuventudes.com. Os participantes devem preencher um formulário com informações sobre sua iniciativa e enviá-lo para análise. O site está disponível em português, inglês e espanhol, sublinhando que as soluções para a Conferência do Clima emergem nos níveis locais, com foco em justiça climática nas comunidades.
Além de proporcionar visibilidade, a plataforma tem a intenção de ampliar essas práticas além das localidades de origem dos projetos.
A Jovem Campeã Climática da COP 30, Marcele Oliveira, que lidera a equipe da plataforma, enfatiza a importância da informação: “O primeiro passo é sempre com informação. Com o mapa interativo disponível online, esperamos que mais organizações de juventude se sintam parte desse caminho rumo à COP 30 a partir dos seus territórios.”
Os projetos selecionados serão exibidos em um mapa interativo online e promovidos em campanhas do #MutiraoCOP30 até o término da Conferência. Eles também serão compartilhados com enviados especiais e demais agentes do ecossistema da Presidência da COP 30, destacando o papel das juventudes como promotoras de soluções.
As iniciativas serão classificadas conforme a Agenda de Ação da Presidência da COP 30, divididas em seis frentes:
- Pesquisa, ciência, tecnologia, SBNs e conhecimento ancestral;
- Reflorestamento, agroecologia, combate à fome e ao racismo ambiental;
- Atividades territoriais, cuidado coletivo, saúde mental;
- Educação climática, cultura e combate à desinformação;
- Cidades resilientes, adaptação e transição justa;
- Ativismo e incidência política por justiça climática.
Para participar, acesse o site www.mutiraodasjuventudes.com e entre em contato pelo e-mail youthchampion@cop30.br ou comunicaçãopycc@gmail.com. Divulgue sua iniciativa nas redes sociais usando a hashtag #MUTIRAOCOP30.
Para mais notícias, acesse o TecMania.