O leilão de concessão para o Túnel Santos-Guarujá, a maior obra do Novo PAC e o primeiro túnel submerso da América Latina, ocorrerá nesta sexta-feira, às 16h, na sede da B3, em São Paulo. A iniciativa, coordenada pelo Ministério de Portos e Aeroportos, pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e pelo governo de São Paulo, envolve um investimento estimado em R$ 6,8 bilhões.
Com 1,5 quilômetros de extensão, sendo 870 metros submersos e três faixas em cada sentido, a nova passagem incluirá uma faixa exclusiva para Veículos Leves sobre Trilhos e acessos para pedestres e ciclistas. Atualmente, cerca de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres fazem a travessia diária entre Santos e Guarujá, dependentes de balsas e catraias. A nova infraestrutura promete reduzir esse tempo para cerca de dois minutos.
A concessão terá uma vigência de 32 anos, com possibilidades de prorrogação e será monitorada pela Antaq em parceria com a Artesp. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a obra simboliza um avanço para a mobilidade urbana e a infraestrutura do Brasil, com benefícios que vão desde a geração de empregos até a dinamização do turismo e da economia local.
Com a conclusão do túnel, os moradores das duas cidades terão acesso facilitado a serviços essenciais, como postos de saúde, escolas e áreas de lazer, promovendo integrações e melhorias na qualidade de vida. A expectativa é de que a ligação fixa entre Santos e Guarujá impulsione o comércio e atraia novos investimentos, gerando um impacto positivo na economia da Baixada Santista.
Para mais notícias, acesse o TecMania.