A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu notificações a cerca de 20 mil operadoras e provedores de internet no Brasil, determinando o bloqueio da rede social X (anteriormente conhecida como Twitter). A medida ocorre após a plataforma, controlada por Elon Musk, ter voltado a funcionar no país de forma indevida, burlando um bloqueio anterior.
Para garantir a efetividade do bloqueio, a Anatel também contatou a Cloudflare, empresa responsável por fornecer infraestrutura de internet para diversos sites, incluindo o X. A Cloudflare respondeu colaborando com as autoridades brasileiras, isolando o tráfego da rede social, de forma que o bloqueio ocorra sem afetar outros serviços que utilizam sua infraestrutura.
Em resposta ao retorno inesperado no Brasil, a rede social, por meio de seu perfil de relacionamento com governos, reconheceu que a restauração do serviço foi “indevida” e fruto de uma mudança de provedor de rede para atender outros países da América Latina. Segundo o comunicado, a mudança acabou restabelecendo o acesso no Brasil de forma temporária.
“Quando o X caiu no Brasil, nossa infraestrutura para fornecer serviço à América Latina não conseguia mais ser acessada pela nossa equipe. Para continuar provendo serviço ideal para nossos usuários, nós mudamos o provedor de rede. Essa mudança resultou em uma restauração de serviço inadvertida e temporária para usuários brasileiros”, declarou a empresa.
Apesar de o X afirmar que o bloqueio deve ser retomado em breve, a plataforma sinalizou estar em diálogo com o governo brasileiro para possibilitar um retorno definitivo ao país. Nos últimos dias, a rede social voltou a bloquear perfis que haviam sido desbloqueados anteriormente, sugerindo uma tentativa de alinhamento com as demandas legais brasileiras.
Para que o X volte a operar oficialmente no Brasil, a empresa ainda precisa restabelecer um representante local, conforme exigido pelas leis nacionais.