sábado, setembro 6, 2025
No menu items!
HomeSegurançaDeclaração Conjunta dos Presidentes do Brasil e da Nigéria

Declaração Conjunta dos Presidentes do Brasil e da Nigéria

DECLARAÇÃO CONJUNTA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERAL DA NIGÉRIA

Em 25 de agosto de 2025, o Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente da República Federal da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, realizaram um encontro oficial em Brasília, durante a visita de Estado do presidente nigeriano.

Os líderes expressaram satisfação com o fortalecimento das relações bilaterais, oficialmente iniciadas em 1961, que têm se aprofundado significativamente nos últimos anos. A visita de Tinubu ao Brasil representa um marco na intensificação dessas relações, que avançaram com reuniões anteriores, como na 37ª Cúpula da União Africana, no G20 e no BRICS.

Os Presidentes mencionaram outros contatos de alto nível em 2025, incluindo visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil a Abuja e a co-presidência da II Sessão do Mecanismo de Diálogo Estratégico por vice-presidentes de ambos os países.

Durante a reunião, foram discutidos temas centrais da relação bilateral e contextos regionais, assim como assuntos relevantes da agenda internacional. Destacaram a assinatura do Acordo de Serviços Aéreos Bilaterais e um Memorando de Entendimento, que facilitarão a conectividade e incentivará o comércio e o turismo entre Brasil e Nigéria. Também celebraram acordos sobre Consultas Políticas e Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os líderes enfatizaram a urgência em aumentar o comércio e investimento bilaterais, reconhecendo que os atuais volumes são insuficientes. Eles se congratularam pela realização do Fórum Empresarial, que promoveu a exportação de gado brasileiro e a melhoria genética do gado nigeriano, e determinaram acelerar negociações para ampliar o comércio. A Nigéria comprometeu-se a aprovar certificados necessários para a exportação de produtos brasileiros.

Os Presidentes manifestaram contentamento com as reuniões sobre o Programa “Green Imperative”, destacando a importância dos fertilizantes na cooperação bilateral e as discussões para investimentos conjuntos na área. Eles ressaltaram a assinatura de acordos entre as instituições financeiras dos dois países, promovendo cooperativas de crédito e financiamento ao comércio.

Concordaram em avançar nas negociações de um Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos e no fortalecimento da cooperação agrícola. A importância de parcerias no setor de energia também foi sublinhada, além da necessidade de cooperar em segurança jurídica e combate ao crime transnacional.

Os Presidentes reafirmaram o compromisso de combater racismos e discriminações, apoiando a organização do Congresso dos Orixás na Nigéria em 2026. Eles também reconheceram os esforços conjuntos em segurança alimentar e reafirmaram o compromisso com a paz e estabilidade na África.

Finalmente, destacaram a importância da reforma das instituições multilaterais, solicitando maior representação de países em desenvolvimento. Eles reiteraram a urgência de um novo engajamento na busca da paz, rejeitando a erosão do multilateralismo e reforçando a necessidade de ação em questões climáticas.

Brasília, 25 de agosto de 2025.

Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments