sexta-feira, setembro 5, 2025
No menu items!
HomeSegurançaCGU integra investigação que resultou em nova fase da operação da PF...

CGU integra investigação que resultou em nova fase da operação da PF contra o desvio de recursos da educação

A Controladoria-Geral da União (CGU) está colaborando com a Polícia Federal na investigação da Operação Lei do Retorno 2.0, deflagrada nesta quinta-feira (21/8). Esta operação é uma extensão da Lei do Retorno, iniciada no início da semana, visando investigar suspeitas de desvio de mais de R$50 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

A investigação investiga fraudes em licitações municipais realizadas entre 2021 e 2025, envolvendo recursos do FUNDEB. Foi constatado que parte dos valores desviados era devolvida a funcionários envolvidos nas fraudes. O grupo em questão manipulou processos licitatórios, desviou recursos públicos e se apropriou de parte dos valores. Os suspeitos poderão enfrentar acusações de organização criminosa, corrupção, peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro.

Na fase de diligências, foram cumpridos 49 mandados de busca e apreensão em relação a pessoas físicas, empresas e servidores públicos nos estados do Maranhão e Ceará. Até o momento, o total de bens e valores apreendidos ultrapassa R$2,5 milhões.

Além disso, a CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), disponibiliza a plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias. Informações sobre esta operação ou irregularidades podem ser enviadas através de um formulário eletrônico, com a opção de anonimato disponível. Os denunciantes devem escolher “Operações CGU” no campo correspondente e incluir o nome da operação e a Unidade da Federação onde foi realizada.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments