sexta-feira, setembro 5, 2025
No menu items!
HomeSegurançaMTE capacita egressos do sistema prisional, familiares e a comunidade no Rio...

MTE capacita egressos do sistema prisional, familiares e a comunidade no Rio de Janeiro

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), está promovendo a capacitação de 300 egressos do sistema prisional e seus familiares em cursos de tecnologia digital, na região de Padre Miguel, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A primeira fase do projeto, que atende a 120 familiares de pessoas encarceradas, teve sua aula inaugural em 21 de agosto, na Nave do Conhecimento de Padre Miguel, com a presença de alunos e autoridades locais.

Cristina Kavalkievicz, diretora do Departamento de Qualificação Social e Profissional do MTE, participou do evento e ressaltou a relevância social da iniciativa. Ela compartilhou que um dos alunos, um idoso irmão de um detento, comentou sobre o estigma e o constrangimento enfrentados por familiares de detentos.

A diretora destacou que os relatos dos participantes demonstram que esses cursos ampliam possibilidades e proporcionam novas oportunidades. Muitas das alunas são jovens mulheres negras, frequentemente envolvidas em atividades ilícitas por influência de familiares. “É gratificante ver políticas públicas gerando mudanças nas comunidades,” afirmou. “Quando ouvimos as pessoas se manifestando, percebemos que nosso trabalho está dando frutos.”

Cristina também enfatizou a importância de envolver a comunidade no processo, afirmando que a política efetiva deve partir das necessidades expressas pelas pessoas locais. A primeira etapa do projeto visa qualificar 120 familiares, enquanto a próxima fase oferecerá 180 vagas, focando em mulheres do sistema prisional, organizadas em turmas de 60.

O projeto “Conectando Futuros: Capacitação em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para a Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania” é realizado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o MTE. São disponibilizados quatro cursos gratuitos: Desenvolvimento de Jogos Digitais, Letramento Digital, Programação de Serviço WEB e Introdução à Produção Audiovisual.

No total, o programa prevê 1.250 vagas em quatro estados: Tocantins (Palmas, Gurupi e Araguaína), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Amazonas (Manaus) e Rio de Janeiro (capital).

Desde o final de 2023, o PMQ firmou parcerias com 12 universidades e 8 institutos federais, com o objetivo de oferecer 33 mil vagas em cursos de qualificação por todo o país. Desde sua fundação, o programa já disponibilizou mais de 182 mil vagas em colaboração com estados, municípios, o Sistema Nacional de Emprego (SINE) e organizações da sociedade civil, contribuindo para a inclusão social e profissional de milhares de pessoas.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments