sábado, setembro 6, 2025
No menu items!
HomeSegurançaFossa natural e telhado verde surgem como alternativas sustentáveis na periferia de...

Fossa natural e telhado verde surgem como alternativas sustentáveis na periferia de Belém

Belém (PA) – O bairro da Terra Firme, em Belém, inicia uma nova fase de transformação social por meio do projeto SBN (Soluções Baseadas na Natureza) nas Periferias, parte do Programa Periferia Viva, promovido pela Secretaria Nacional de Periferias, vinculada ao Ministério das Cidades.

Na comunidade do Boi Marronzinho, moradores da região próxima à Passagem Brasília, onde se localiza o barracão do Boi, estão envolvidos ativamente neste processo, que é coordenado pela Universidade Federal do Pará e conta com um investimento de R$ 175,5 mil do ministério.

Três soluções de SBN foram selecionadas para implantação na Associação Cultural Boi Marronzinho: a Bacia de Evapotranspiração (BET), Teto Verde e Filtro de Chuva. A BET, já em operação, é um sistema de tratamento de esgoto que utiliza processos naturais de evaporação e transpiração, minimizando a poluição do solo e dos corpos d’água.

Atualmente, a comunidade trabalha na construção do teto verde utilizando garrafas PET e plantas, além do desenvolvimento do filtro de chuva para reaproveitamento da água. “Na Terra Firme, cada ação deve ser pensada de acordo com as particularidades da região, como a proximidade do lençol freático, a densa ocupação e o forte vínculo comunitário. Este projeto representa não apenas engenharia, mas um compromisso com a saúde pública e a valorização ambiental”, afirmou a coordenadora do projeto, Myrian Cardoso.

A Bacia de Evapotranspiração (BET) é um sistema ecológico que realiza o tratamento da água negra, com base em processos naturais de decomposição microbiana e na absorção e transpiração pelas plantas. Este sistema, também conhecido como fossa de bananeiras, utiliza uma combinação de materiais como pneus, entulho, brita e areia, facilitando a proliferação de bactérias essenciais para a formação de nutrientes para plantas com folhas largas.

Esse processo ocorre em um tanque impermeabilizado e fechado, convertendo o esgoto em umidade e nutrientes, sem produzir efluentes e prevenindo a contaminação do solo e do lençol freático.

Além de Belém, outros quatro municípios participam do projeto SBN nas Periferias: Alto do Coqueiro, em Ilhéus (BA); Sol Nascente, em Ceilândia (DF); Córrego do Machado, em Palmas (TO); e Bom Jardim, em Fortaleza (CE).
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments