O mês de agosto marcou novas etapas estaduais da 6ª Conferência Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente (CNIJMA) nos estados de Alagoas, Amapá e São Paulo. Voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, a conferência busca promover ações em prol do meio ambiente nas escolas.
Durante as iniciativas estaduais, foram selecionados os estudantes que representarão seus estados na etapa nacional, agendada para 6 a 10 de outubro em Brasília. O evento é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O tema deste ano, “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática,” está alinhado ao lema da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro em Belém (PA). O foco é discutir medidas para combater as mudanças climáticas e promover a redução de emissões de gases de efeito estufa.
Em Alagoas, a etapa realizada em 19 de agosto reuniu 30 delegados e suplentes, que, acompanhados por professores, apresentaram projetos discutidos coletiva e democraticamente. Lavínia Maísa, estudante da Escola Estadual Indígena Cacique Antônio Izidório, destacou a importância de incluir a pauta ambiental no debate escolar, ressaltando o valor do projeto “Plantando o Saber e o Futuro do Passado.”
No Amapá, a conferência ocorreu entre 22 e 24 de agosto e contou com a participação de jovens de todos os 16 municípios. O evento foi marcado por educação ambiental, cultura e protagonismo juvenil, com os estudantes organizados em grupos nomeados após ícones da música local, celebrando a conexão com suas raízes.
Em São Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto, 1.088 escolas públicas participaram da etapa estadual, que elegeu 23 delegados para a conferência nacional. Entre os projetos apresentados, destacaram-se o da Escola Estadual Indígena Aldeia Renascer, que promoveu o plantio de mudas nativas e frutíferas, e o da Escola Estadual Quilombo da Fazenda, que propôs uma horta educativa e ações de coleta seletiva para conscientizar a comunidade sobre reciclagem e a redução de resíduos.
As conferências estaduais seguem após as etapas nas escolas e as conferências regionais/municipais, que são opcionais.
Para mais notícias, acesse o TecMania.