Nesta quarta-feira (27), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou suas iniciativas em prol da sustentabilidade na agropecuária brasileira durante o evento Pré-COP 30, Rio Climate Action Week (RCAW), realizado no Rio de Janeiro (RJ). O encontro abordou temas cruciais, incluindo o papel da agricultura tropical regenerativa na transformação dos sistemas agrícolas e alimentares.
O evento contou com a presença de representantes dos setores público e privado, sociedade civil, comunidade científica e instituições financeiras, com o objetivo de fomentar discussões e encontrar soluções para a crise climática, além de destacar a importância da agricultura tropical regenerativa para o Brasil, refletindo sobre oportunidades e desafios.
A RCAW é uma iniciativa independente e apartidária que apoia a Presidência Brasileira da COP30 e sua Agenda de Ação. Este ano, a proposta é reforçar a liderança do Brasil, construindo sobre os sucessos das Semanas de Ação Climática de Baku e Londres para garantir o êxito na COP30 e além.
Em sua apresentação, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, enfatizou a importância de estabelecer, com base científica, um conceito de agricultura regenerativa tropical, mencionando que o Brasil já aplica essas práticas desde o início da transformação do Cerrado, há 50 anos.
Bruno Brasil, diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, afirmou que o Brasil tem se destacado como exemplo em agricultura sustentável. Em 15 anos de implementação de práticas regenerativas, no âmbito do Plano ABC e ABC+, mais de 54 milhões de hectares foram recuperados.
“Atendendo ao chamado do presidente da COP, embaixador André Correia do Lago, o Mapa, em parceria com iniciativas internacionais e nacionais, está organizando o plano de aceleração para a recuperação de áreas degradadas, chamado RAIZ, que visa aumentar os investimentos na recuperação de áreas agrícolas globalmente”, destacou o diretor.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.