sábado, setembro 6, 2025
No menu items!
HomeSegurançaMDHC certifica agentes de direitos humanos para a população idosa no Maranhão

MDHC certifica agentes de direitos humanos para a população idosa no Maranhão

Na manhã desta sexta-feira (29), Alexandre da Silva, secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), participou da Cerimônia de Certificação do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa. O evento ocorreu no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Codó.

A iniciativa faz parte do Programa Envelhecer nos Territórios, que visa promover o direito de envelhecer no Brasil, por meio da formação de agentes de Direitos Humanos e do fortalecimento de estruturas institucionais que garantam a efetividade da política voltada para a população idosa.

“Temos buscado dialogar com municípios e estados, ouvindo as realidades locais e buscando construir respostas concretas. Este foi o objetivo de nossa presença em Codó: entender de perto as demandas dos agentes e das pessoas idosas”, comentou o secretário nacional.

Alexandre ressaltou a importância de consolidar programas voltados para a população idosa. “Envelhecer deve ser visto como uma conquista, acompanhada de políticas públicas que assegurem oportunidades e qualidade de vida. Essa certificação em Codó demonstra que estamos avançando, tornando o envelhecer sinônimo de cidadania e respeito”, completou.

A certificação dos novos agentes reflete o compromisso da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) em promover o direito de envelhecer com foco na criação de uma rede interinstitucional que assegure cidadania, dignidade e qualidade de vida aos idosos.

O evento contou com a presença de gestores públicos, autoridades locais, representantes do IFMA, além de formandos e convidados.

O coordenador-geral de Envelhecimento Ativo e Saudável da SNDPI, Carlos Eduardo, destacou que a certificação simboliza o fortalecimento da rede de proteção à pessoa idosa no Maranhão. “Ao reconhecer que envelhecer é um direito, podemos construir territórios mais justos e dignos para todos”, afirmou.

Ele também informou que a certificação marca a conclusão do programa Envelhecer nos Territórios em Codó e ressaltou a entrega de um diagnóstico situacional elaborado em parceria com o instituto e agentes locais, que mapeou violações de direitos humanos da pessoa idosa.

Carlos Eduardo concluiu mencionando que essa ação visa organizar a rede de políticas públicas do município para melhorar a qualidade de vida da população idosa.

Instituído pela Portaria nº 561 em setembro de 2023, o Programa Envelhecer nos Territórios busca promover os direitos humanos das pessoas idosas no Brasil. Desde 2023, o programa no Maranhão já conta com 32 agentes atuantes, que prestaram atendimento a mais de 5 mil idosos.

O evento também incluiu um destaque para debates sobre envelhecimento na VI Conferência Estadual do Maranhão.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments