Projeções especiais em homenagem ao Dia da Independência estão sendo exibidas em prédios públicos de Brasília até o próximo domingo (7). As demonstrações visuais, que incorporam as cores da bandeira brasileira, iluminam diariamente as fachadas do Congresso Nacional e do Museu Nacional, das 18h às 23h.
As projeções simbolizam o povo brasileiro e enfatizam o orgulho nacional em ser um país soberano. Além dessas imagens, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal também passaram a contar com uma iluminação especial em comemoração à data. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre a iniciativa em suas redes sociais, destacando que as projeções celebram a força do povo brasileiro e o compromisso com um futuro independente.
As celebrações culminarão no tradicional desfile de 7 de Setembro, que este ano terá duração de duas horas, organizado em três eixos temáticos: Brasil dos Brasileiros, COP30 e Novo PAC, e Brasil do Futuro. O evento contará com a participação das tropas das Forças Armadas — Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira — além da presença do presidente, ministros e outras autoridades.
PROGRAMAÇÃO — O acesso do público às arquibancadas começará às 6h30. O metrô do DF funcionará a partir das 5h30, e o transporte público na capital terá passagem gratuita. A recepção oficial ao presidente Lula está agendada para as 9h, seguida pelo desfile, que terá início com a execução do Hino Nacional e a parada Cívico-Militar.
Organização dos blocos do desfile:
- Eixo Temático 1: Brasil dos Brasileiros
- Eixo Temático 2: COP30 e Novo PAC
- Eixo Temático 3: Brasil do Futuro
A programação também inclui:
- Desfile Motorizado
- Apresentação da Pirâmide Humana
- Desfile Hipomóvel
- Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
- Honras militares e encerramento.
Para mais notícias, acesse o TecMania.