Brasília (DF) – A transformação da água do mar em água doce potável para o consumo humano já não é uma possibilidade distante, mas uma realidade crescente em diversas partes do mundo. A dessalinização vem ganhando destaque no debate sobre segurança hídrica, tema abordado no novo episódio do podcast e videocast “Desenvolve Aí”, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O programa contou com a participação de Emilio Gabbrielli, diretor da Sociedade Europeia de Dessalinização e um renomado especialista na área.
Atualmente, mais de 5% da população mundial consome água dessalinizada diariamente, embora, segundo Gabbrielli, esse número ainda seja considerado baixo e a urgência por essa tecnologia cresça. "O mundo precisa da água dessalinizada. Os recursos hídricos tradicionais já não são suficientes diante do crescimento populacional, das demandas econômicas e das mudanças climáticas. Precisamos desenvolver fontes alternativas para garantir o abastecimento de água. Até agora, a dessalinização é a única solução viável", afirmou.
O especialista também elogiou o Programa Água Doce (PAD), uma iniciativa brasileira do MIDR que proporciona água potável a comunidades do Semiárido através de sistemas de dessalinização. "Fiquei encantado com esse programa, que demonstra o verdadeiro potencial da dessalinização para melhorar a vida das pessoas. Não conheço outro programa semelhante em qualquer parte do mundo", afirmou.
A segunda temporada do podcast “Desenvolve Aí”, apresentado pela jornalista Camila Xavier, está disponível no perfil do MIDR no Soundcloud e no Spotify. O videocast pode ser assistido no canal do MIDR no YouTube.
Outras Notícias:
- Avanço das obras da Transnordestina é tema do novo episódio do podcast Desenvolve Aí.
- Podcast Desenvolve Aí discute ações contra a seca na Amazônia e no Pantanal.
- Podcast “Desenvolve Aí” destaca transformação no semiárido brasileiro com o Programa Água Doce.
Para mais notícias, acesse o TecMania.